segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Aladino e a Lâmpada Mágica: resultados do Passatempo


Pelo Clube de Leitura, chegamos ao Carnaval com um Baú carregado de desejos. A afluência à Lâmpada foi grande, e o júri, composto pelos elementos do Clube de Leitura, não teve tarefa fácil.  

Os elementos do júri analisam os desejos à luz do critério "originalidade"

Chegaram ao Génio pedidos muito diversificados, e muito nos orgulhamos que os nossos alunos tenham manifestado, neste passatempo, a nobreza e a grandeza dos seus corações: a PAZ, a JUSTIÇA, o AMOR, a IGUALDADE, e a AMIZADE fizeram, efetivamente, parte da grande maioria dos desejos!


Mas só estava prevista a atribuição de três prémios, e foi preciso fazer escolhas..., deixando para trás muitos desejos que também nós queremos ver concretizados.



O Júri decidiu, então, premiar, pela sua originalidade, os seguintes DESEJOS:

"Se eu fosse o Aladino, desejava que o SORRISO fosse a coisa que aquece o mundo."
"Se eu fosse o Aladino, desejava que mais nenhum animal fosse extinto (...)!"
"Desejava poder voar quando quisesse para poder visitar vários países e aprender várias línguas".

De acordo com o nosso júri, estes desejos versam sobre diferentes áreas da vida, implicando questões ligada à importância dos afetos, à proteção e preservação do planeta e à cultura. E como pelo Clube de Leitura se privilegiam estas questões, o júri parece ter decidido MUITO BEM!

O Júri decide premiar mais alguém...
Mas o trabalho não parecia concluído... é que havia desejos que ficavam a atuar nas nossas mentes, que transpiravam poesia, e que também mereciam ser conhecidos. E foi assim que o Clube decidiu eleger mais três desejos: os mais poéticos.
Aqui estão eles:
"Eu desejo que todas as pessoas se possam sentir especiais e amadas e que saibam que são importantes para alguém. Que sejam recompensadas pelos seus atos e possam felizes."
"Se eu fosse o Aladino, o meu desejo era que a felicidade no mundo não faltasse, mas sobrasse."

"Se eu fosse o Aladino, gostaria de ter asas para poder chegar ao céu e passear com os passarinhos."

Parabéns a todos os participantes! Os vencedores receberão os seus prémios à chegada das mini férias.

E assim concluímos mais um ciclo de viagens literárias. 
Em março, esperam-nos novidades... 
Prontos para seguir caminho?

domingo, 19 de fevereiro de 2017

Concurso Concelhio de leitura 2º Ciclo - 1ª fase: Inscrições e obras

Encontram-se abertas as inscrições para a participação no Concurso Concelhio de Leitura, 2º Ciclo: fase escola.
Esta iniciativa decorre de uma parceria entre a Biblioteca Municipal e as Bibliotecas Escolares, sendo operacionalizada pelo grupo de professores de português do 2º CEB. Destina-se a todos os alunos do 5º e 6º ano.

No presente ano letivo, e seguindo o trilho da viagem pelos clássicos, as obras escolhidas foram Ali Babá e os Quarenta Ladrões (tradução de António Pescada) e o poema "Alvoroço" de Maria Alberta Meneres.


A obra consta das metas curriculares de Português do 6º ano
 e encontra-se disponível na biblioteca da EB23 A. Feijó
.

O poema "Alvoroço" encontra-se na coletânea No Coração do Trevo.


As inscrições decorrem até ao dia 22 de fevereiro e deverão ser feitas junto dos professores de Português.
A prova da fase escola terá lugar no dia 9 de março, pelas 11 horas, na cantina da EB23 António Feijó.

Participa!!

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Clube de Leitura: Passatempo Aladino e o Génio da Lâmpada

Aproveitamos a magia do universo das Mil e uma Noites, cujo ambiente recriamos na nossa biblioteca, e  convidamos todos os alunos a participar no Passatempo que decorre até ao final deste mês: 
Esfregar a lâmpada e pedir um desejo ao génio!

As primeiras participantes no Passatempo
No final do mês premiaremos os três desejos mais originais.




Pelo Clube de Leitura continuamos a acompanhar Xerazade na sua luta pela sobrevivência: depois de "Aladino" e dos "Peixes Coloridos", estamos a conhecer
 "Flor de Romã e Sorriso de Luar".


 "Flor de Romã e Sorriso de Luar".



Prontos para viajar num tapete?

Ali Babá: Xerazade vs AtrapalhArte visto pelo Clube de Leitura

Foi com o espetáculo Ali Babá e os 40 Ladrões, encenado pelo grupo AtrapalhArte, que encerramos as nossas incursões pelo universo do Teatro.

Final do espetáculo com os alunos do 5º ano

Janeiro e Fevereiro foram meses ricos em interação de linguagens artísticas. 
Da Literatura para o Teatro, pudemos conviver com As Aventuras de Pinóquio, O Auto da Barca do Inferno, Ulisses, Os Bichos e Ali Babá e os 40 Ladrões. Foram semanas preenchidas a viajar pelos clássicos. 
Um complemento ao apoio às Metas Curriculares de Português.


O elenco "AtrapalhArte 2"
Pelo Clube de Leitura, foi muito interessante o trabalho de crítica levado a cabo pelos alunos, que, conhecedores de mais do que uma versão do conto "Ali Babá", estiveram atentos ao mais ínfimo pormenor, curiosos como estavam em relação à encenação, sobretudo no que dizia respeito aos "episódios mais violentos".

Uma análise "à lupa", onde todos os pormenores contam.

A encenação foi, na opinião dos elementos do Clube de Leitura, muito bem conseguida, sobretudo graças ao Humor que conferiu alguma leveza  ao conto, contribuindo, simultaneamente para o tornar atual, pois segundo estes alunos, as mensagens que aqui se encerram são intemporais!  

As diferenças, resultantes desta adaptação, mais apreciadas foram:
- o ar divertido, e não assustador, dos ladrões;
- as personagens, ora selecionadas, ora acrescentadas (sapateiro vs boticário; vizinhas);
- a inclusão de "novas cenas" como as recordações de infância dos dois irmãos;
- a introdução de elementos usados pelos adolescentes de hoje, sobretudo em relação às novas tecnologias, como o instagram, as selfies, os post-its...;
- a interação com o público;

Estratégias bem conseguidas para tornar um Clássico Atual.

Obrigada, AtrapalhArte!
Até para o ano...



terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Literacia 3D, o desafio pelo Conhecimento: os nossos finalistas

Os nossos vencedores do passatempo Literacia 3D 2016/2017 passaram hoje pela Biblioteca para deixarem o seu testemunho sobre este Desafio pelo Conhecimento, uma parceria com a Porto Editora.


O Tiago Barros, a Joana Matos e o Diogo Cerqueira,
vencedores da 1ª fase do Passatempo Literacia 3D.

Questionados sobre a importância desta iniciativa, os três finalistas consideram a experiência divertida, diferente e emocionanteA inclusão de um conjunto alargado de questões de cultura geral foi visto como uma mais valia, sobretudo pelo vencedor na área das Ciências. 
Todos manifestaram o seu agrado pelo facto de a escola se ter associado a este passatempo, sobretudo pela motivação que o mesmo gera junto dos alunos em geral.

Os três finalistas revelaram ter ficado surpreendidos, mas muito felizes com a notícia do seu apuramento para a fase distrital. A motivação está em alta e, cada um à sua maneira, está a preparar-se para a próxima fase: o Diogo diz que tem lido imenso, para melhorar cada vez mais a sua capacidade de interpretação; a Joana continua a “devorar” Matemática, a sua disciplina preferida; e o Tiago, adepto das novas tecnologias, não perde os desafios semanais lançados na app Literacia 3D.

Ao Diogo Rodrigues Cerqueira (Português),
À Joana Veloso de Matos (Matemática), e
Ao Tiago Rodrigues Barros (Ciências),

MUITOS PARABÉNS!

sábado, 4 de fevereiro de 2017

Os AtrapalhArte estão (quase) de volta...

Depois do sucesso que as Aventuras de Pinóquio conheceram junto do público mais novo, o grupo prepara-se para regressar a Terras de António Feijó, desta vez, à boleia de um tapete voador, para, do longínquo reino das Mil e uma Noites, trazer à cena "Alibabá e os Quarenta Ladrões".

É já na próxima semana!