"Casas de Provérbios" abrem as ofertas da Biblioteca à la Carte

A encerrar as comemorações do Mês Internacional da Biblioteca Escolar, abrimos o menu Biblioteca à la Carte para 2019/ 2020.
Decorrente do tema aglutinador de projetos, Casas do Mundo, a atividade escolhida para encetar as ofertas deste programa, que já deu provas de sucesso no ano letivo anterior, foi Casas de Provérbios: uma oficina de escrita que tem por base um conjunto de provérbios sobre "A CASA".
Porque é mês de comemorações, juntamos as CASAS dos contos tradicionais ("escondidas" na galeria de contos que forra uma das paredes da BE da escola sede).

Momento da apresentação da Oficina (turma de 8º ano)

Em trabalho de pares, formados a partir da junção dos provérbios, os alunos foram desafiados a criar uma breve narrativa da qual deveria constar o sentido do provérbio, uma casa da galeria de contos e uma alusão à biblioteca.


Provérbios "em metades"
Passados os primeiros momentos do drama da "folha em verde" :) e o desconhecimento do significado de alguns dos provérbios, uma dezena de narrativas começou a tomar forma...

Biblioteca um lugar ao sol
A Biblioteca dos Ursos
Uma história à luz das velas
Uma horta de Contos

...foram algumas das histórias nascidas nas casas de provérbios e habitadas pelas casas dos contos.


Passado o drama da "folha em verde"... uma dezena de histórias toma forma...

Nesta atividade privilegiamos o conteúdo, a originalidade, o inusitado, e não nos preocupamos tanto com a forma (ortografia e sintaxe...) o que ajuda a estimular o pensamento criativo e o espírito crítico dos alunos, fazendo sobressair o potencial criativo de cada um. O entusiasmo e o envolvimento são visíveis!

Momento da criação 
A atividade proporcionou a (re)visitação do imaginário dos contos tradicionais, e o contacto com estas pérolas de sabedoria popular que vão perdendo lugar nas casas de hoje...

Encerramos, deste modo, com chave de ouro, as comemorações do mês internacional das Bibliotecas Escolares, e encetamos um menu para degustar ao longo de todo o ano, sempre que cada docente entenda que a oferta pode constituir uma mais-valia para os seus alunos, e enriquecer o processo de construção de conhecimento.

Em novembro o menu Biblioteca à la Carte integra:
- Casas de Provérbios
- Banhos de Livros
- Oficinas de Direitos Humanos
- Campeões de Xadrez

Até já!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Homenagear a Infância com Luísa Ducla Soares e Daniel Completo

Representações da Liberdade no Clube Leituras ao Desafio

Percursos de Leitura: curso de formação para docentes (15h)