A Biblioteca da Escola é para TODOS!

Este mês inauguramos uma nova rubrica neste espaço.
A professora Ana Margarida apresentará, mensalmente, uma sugestão de leitura, acompanhada de uma crítica.
Este mês, a escolha não poderia ser melhor: em mês de bibliotecas, somos convidados a (re)visitar uma das bibliotecas mais emblemáticas do século XX: 
o universo de Enid Blyton visto por Alice Vieira. 


"«Quem é a autora que, entre mais de 700 livros, escreveu Os Cinco, As Gémeas e as aventuras do Noddy
Quem de nós nunca esteve numa gruta misteriosa com os Cinco ou partilhou guloseimas com as gémeas e as outras alunas numa das ceias secretas no Colégio de Santa Clara?
Escrito por uma das mais brilhantes escritoras da LIJ portuguesa sobre uma das mais famosas escritoras da LIJ do mundo, O Mundo de Enid Blyton interessa, por certo, a várias gerações de leitores.
O livro de Alice Vieira, que se lê num ápice (tal como na infância líamos as aventuras da imaginação de E. Blyton), divide-se em duas partes intercaladas: a biografia da autora e pequenos depoimentos de diferentes leitores.
Se a primeira parte foi uma surpresa (a famosa escritora foi tudo menos a pessoa amável que os seus livros nos poderão fazer imaginar), a segunda foi uma agradável confirmação: a comida é um dos protagonistas da obra, citada quase na totalidade dos testemunhos, a par do sonho da liberdade proporcionada por um mundo quase sem adultos.
Adorada numas épocas, quase banida pela pretensa intelectualidade de outras, reabilitada logo de seguida, por ser das poucas autoras cujos livros os jovens de qualquer época devoram até à última página, Enid Blyton é uma personalidade controversa que gostarás de conhecer melhor.
O livro está na nossa Biblioteca."
Ana Margarida Luciano

Curiosidade: sabias que Enid Blyton já "passou" pelo Clube de Leitura António Feijó? Espreita AQUI!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Homenagear a Infância com Luísa Ducla Soares e Daniel Completo

Representações da Liberdade no Clube Leituras ao Desafio

Percursos de Leitura: curso de formação para docentes (15h)