Roteiro de Leituras de Novembro. Quarta Paragem - Enid Blyton

«Quem foi afinal esta mulher, que marcou gerações no mundo inteiro, que ainda hoje, na era da tecnologia mais avançada, consegue cativar os pequenos leitores e que afirmava que “se não precisasse de dormir e comer, seria perfeitamente capaz de escrever um livro inteiro de uma assentada sem nunca parar?”»
Vieira, Alice (2013: 11)


Embalado por esta questão, e auxiliado por Alice Vieira, o Clube de Leitura partiu à descoberta de Enid Blyton e levou para partilhar com os seus colegas de turma, não apenas as mais emblemáticas obras da autora, como Os Cinco, As Gémeas ou O Colégio da Quatro Torres, mas também muitas curiosidades sobre esta "máquina de produzir aventuras", e ainda uma missão: recolher junto dos adultos, ao jeito de Alice Vieira, testemunhos sobre o papel que Enid Blyton teve na vida e no percurso leitor de cada um.




Enquanto aguardamos os testemunhos, partilhamos algumas curiosidades:

Sabias que...
- As traduções dos livros de Enid Blyton para português alteraram alguns elementos, como títulos, nomes de personagens, alimentos e até “pequenos episódios?
- A autora escrevia a pedido dos seus leitores?
- Enid Blyton respondia, pessoalmente, a todas as cartas que recebia, dos seus leitores?
Enid Blyton não gostava de viajar. No entanto, nas raras viagens que fez passou por Lisboa e pela Ilha da Madeira? (O Livro Aventura no Barco parece fazer referência a essa viagem).
- (...)
Se quiseres descobrir mais, passa pela tua biblioteca e 
visita a exposição:
Pormenor da exposição:
algumas das obras mais emblemáticas da autora.

Pormenor da Exposição: Quem foi Enid Blyton?
Vida, Obra, Máximas e Curiosidades.

Se quiseres saber ainda mais, podes ler a obra de Alice Vieira O Mundo de Enid Blyton, também disponível na biblioteca, pois como refere esta autora,
 “Porque, quer se queira quer não, Enid Blyton é um clássico.”


Não poderíamos deixar esta paragem sem um caminho alternativo de leitura: o filme original do primeiro volume da coleção mais famosa da autora: Os Cinco na Ilha do Tesouro, filmado em 1957, em Dorset, Inglaterra.



Boas leituras e até à próxima paragem!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Homenagear a Infância com Luísa Ducla Soares e Daniel Completo

Representações da Liberdade no Clube Leituras ao Desafio

Percursos de Leitura: curso de formação para docentes (15h)