Voluntários da Leitura (1): "em modo Alta Definição"

As nossas voluntárias da leitura não param de nos surpreender...
Depois das reflexões e das gargalhadas proporcionadas pela leitura de O rapaz dos sapatos prateados, de Álvaro Magalhães, e já com o título que se seguirá na mira, A Mata dos Medos, a Soraia entrevistou a Diana em modo "alta definição" (ao jeito de Daniel Oliveira).
Vale a pena conhecer o recheio...




"Grande Entrevista à Diana

Eu e a Diana já nos conhecemos há uns meses, mas agora dou-vos a conhecer mais um bocadinho sobre esta menina maravilhosa!
S: Olá Diana, que idade tens?
D: Olá Soraia, já sabes que tenho 11 anos.
S: E andas no 6º ano, não é verdade?
D: Sim, no 6ºG da E.B 2,3 de António Feijó
S: Já me disseste que nasceste em França e que voltaste o ano passado para Portugal, quais são as maiores diferenças que para ti existem entre a escola em França e em Portugal?
D: Primeiro a escola aqui é maior, a minha escola em França era do tamanho do Ginásio desta. E também havia muito menos alunos. Também as aulas eram mais fáceis porque estava habituada a ter as aulas em francês.
S: Tinhas aulas de Português em França?
D: Durante 1 ano tive aulas de Português ao sábado, mas era tudo muito simples e eu não aprendi muito.
S: Como está a ser a adaptação à língua portuguesa?
D: Na minha opinião, estou a conseguir adaptar-me bem. Os professores ajudam-me bastante durante as aulas.
S: E sobre o trabalho que tens feito comigo, o que é que mais tens gostado?
D: Gosto de tudo o que lemos.
S: Fala-me um bocadinho sobre o que estás a achar da leitura do livro “O rapaz dos sapatos prateados?”
D: Gosto muito. Gosto muito da maneira de pensar do Hugo e de como ele me faz rir, como aquela história em que ele imagina que um hipopótamo se está a sentar em cima dele, mas afinal é o pai, ri-me muito.
S: Conheces colegas teus que também poderiam beneficiar de alguém que lesse com eles?
D: Sim… Acho que alguns dos meus colegas deviam ir mais à biblioteca e ler mais em casa.
S: O que é que gostavas de fazer de diferente nas nossas sessões?
D: Vou pensar e depois digo-te!
S: O que é que mais gostas de fazer quando não estás na escola?
D: Gosto de ler, de desenhar e ouvir música, como o Johnny Hallyday, ele é muito conhecido em França, mas eu só conheço uma música dele, ele é uma legenda! (S: Ri-me muito mas já lhe expliquei que se diz lenda).
S: Quais são os teus maiores sonhos?
Gostava de voltar a ver os meus pais… depois um dia quero ser uma arquiteta de interiores. E quero conhecer um cantor coreano de que gosto (S: que não é o Psy), chama-se Min Youngy (S: seja lá ele quem for).
S: Pronto acabou a entrevista, conta-me lá o que é que o Hugo andou a fazer (…)
Soraia Malheiro (5/02/2018)" 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Homenagear a Infância com Luísa Ducla Soares e Daniel Completo

Representações da Liberdade no Clube Leituras ao Desafio

Percursos de Leitura: curso de formação para docentes (15h)