Leituras em Linha: Revista Blimunda

De que modo a pandemia que estamos a viver se manifesta na escrita e nos escritos?
Foi publicado estes dias o nº 94 da Revista Blimunda (abril 2020). Uma revista que convida a refletir (e a agir) partindo, sobretudo, da literatura, ou não tivesse como "patrono" o nobel português.

Capa Revista Blimunda 94

A Revista pode ser lida / descarregada, a partir da página web Fundação Saramago. Além de uma excelente leitura, apenas pelo prazer de ler, este número é particularmente relevante pelo facto de trazer para a mesa reflexões e inquietações específicas do contexto pandémico que vivemos, como por exemplo o texto O amanhã não está à venda, de Ailton Krenak (distribuído gratuitamente no formato e-book - AQUI).


O Amanhã não está à venda: Capa

Particularmente interessante é também a Parábola do Pão, um texto desconcertante de Juan Villoro, que é (também) um elogio à arte e à cultura "A civilização começou em torno de uma fogueira. Os governos do mundo deveriam saber que isso serviu para três coisas imprescindíveis: aquecer as mãos, preparar a comida e contar histórias."

A conversa com os rostos da 4 editoras que são presença assídua nas nossas bibliotecas, o Planeta Tangerina, a Orfeu, a Pato Lógico e a Kalandraka, oferecem-nos um retrato da leitura e da edição (sobretudo infantojuvenil) em tempos de confinamento.

E, entre as várias novidades literárias apresentadas, foi uma agradável surpresa encontrar, na rubrica Espelho Meu, o último trabalho de Marco Taylor, um dos autores que visitou as nossas bibliotecas em janeiro passado (falamos da obra e da vinda do autor AQUI).


E estes são apenas alguns destaques desta edição, onde não falta também a merecida homenagem a Luís Sepúlveda e Ruben Fonseca.


A biblioteca está ON!
Boas Leituras e 
até já!



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Homenagear a Infância com Luísa Ducla Soares e Daniel Completo

Representações da Liberdade no Clube Leituras ao Desafio

Percursos de Leitura: curso de formação para docentes (15h)