Gabinete de Aconselhamento de Leituras (GAL) - o novo serviço da BE

Em mês de aniversário Ler+emFamília, no agrupamento, a Biblioteca Escolar António Feijó apresenta um novo serviço:
O Gabinete de Aconselhamento de Leituras


Gostaria que o seu filho lesse mais? Falasse e escrevesse melhor? Tivesse mais iniciativa? Fosse mais criativo? Mais crítico?
Gostaria de dar mais qualidade ao tempo que passa com o seu filho, o seu neto, o seu sobrinho?
Precisa de ideias sobre o que fazer com a criança ou o adolescente, envolvendo o livro, outros materiais escritos, ou até as novas tecnologias?
Quando o seu filho leva um livro para casa, sabe como tirar o melhor proveito dessa leitura?
Gostaria de encontrar o livro certo para facilitar a abordagem de determinado assunto?
Sabe como potenciar uma ida ao supermercado, com a criança, para desenvolver competências de literacia da informação?
Sabe como tirar proveito de uma ida ao parque ou de um passeio no campo?

Se alguma destas questões o inquieta ou lhe suscita interesse, venha ter connosco!

Temos livros para abordar diferentes questões: até as mais fraturantes.
A biblioteca António Feijó dispõe de um novo serviço, um gabinete de aconselhamento de leituras, que tem como principal objetivo fomentar, incentivar e apoiar práticas ligadas à leitura e à literacia em ambiente familiar.
Funciona quinzenalmente, na EB António Feijó, nas primeiras e terceiras segundas-feiras do mês, entre as 16:40 e as 18:30, e destina-se a todos os pais, avós, encarregados de educação e comunidade educativa em geral.

Dispomos de uma biblioteca especializada para pais.
O gabinete de aconselhamento de leituras surge numa perspetiva de reforço e continuidade de projetos destinados à família, uma prática com tradição no agrupamento, que, desde 2007 integra projetos desta natureza. É coordenado e dinamizado pela professora Lúcia Barros, professora bibliotecária e coordenadora da biblioteca escolar. Além de especialista em literatura para a infância e juventude, área onde leciona e faz investigação, a docente possui uma larga experiência ao nível da criação e dinamização de projetos de promoção da leitura em ambiente familiar, reconhecidos e premiados a nível nacional, de que são exemplo o projeto Lê paramim, que depois eu conto…, o programa ELF (Educação Literária na Família), e a Escola de Pais António Feijó.

Dispomos de uma biblioteca especializada para pais

Neste espaço encontrará uma biblioteca especializada para pais, e uma oferta variada para crianças e jovens composta pelas mais recentes tendências temáticas da literatura infantojuvenil: dos clássicos aos temas fraturantes da atualidade, das narrativas à poesia, passando pelos álbuns, pelos diários, pelas enciclopédias temáticas e outros livros informativos, filmes e jogos didáticos. 

O humor nos livros
No gabinete de aconselhamento de leituras, terá à sua disposição não só os materiais, como também o apoio especializado necessário que o ajudará a tirar o melhor partido dos livros, com apresentação de propostas de abordagem e sugestões de atividades, no sentido de reforçar as práticas de leitura e literacia em ambiente familiar.

Livros acordeão sobre cidades do mundo
Poderá usufruir deste serviço, presencialmente, nas primeiras e terceiras segundas-feiras do mês, entre as 16:40 e as 18:30, na biblioteca da EB António Feijó. Poderá também utilizar este serviço à distância, apresentando a sua questão / inquietação através do formulário de contacto disponível na página web do agrupamento de escolas António Feijó .

Biografias ilustradas
Neste espaço poderá aprender a organizar e construir portefólios de aprendizagens, álbuns de memórias, diários de leitura, dicionários temáticos, cadernos de escrita criativa, roteiros de fins de semana, planos de férias, etc… com a ajuda dos livros, de materiais do dia a dia, como folhetos de supermercado e outros registos publicitários, integrando a tecnologia com conta, peso e medida. 
Os livros falam de TUDO!!
Esperamos por si! Até já!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Homenagear a Infância com Luísa Ducla Soares e Daniel Completo

Representações da Liberdade no Clube Leituras ao Desafio

Percursos de Leitura: curso de formação para docentes (15h)