Um Arco-Íris de Bolso e um Telescópio Mágico

Recordando e prolongando a semana da leitura...
Ao longo das últimas semanas, os alunos do 1º CEB e as crianças da EPE conheceram a obra de José Eduardo Agualusa e Henrique Cayate, A Girafa que comia Estrelas (vídeo abaixo).



Em torno deste magnífico texto, foi realizado um conjunto de atividades, entre as quais o Telescópio Mágico, que nos permitia ver além do óbvio. Em algumas escolas pudemos assistir à encenação da obra pelo grupo de Teatro AtrapalhArte. 

Momento da encenação dos AtrapalhArte na EB P. Lima
Ficaram, contudo, algumas ideias por concretizar como, por exemplo O meu Arco-Íris de bolso.
Nesta fase de trabalho / ensino à distância, e com a possibilidade de os pais poderem acompanhar os seus filhos mais de perto, podemos levar a efeito algumas dessas ideias. Deixamos aqui três.

1. Um Arco-Íris de Bolso
D. Margarida tinha no seu ninho “um arco-íris de bolso”. O surgimento de um arco-íris desperta em nós sentimentos de alegria. É como se a cor invadisse o cinzento do dia. O momento difícil que atravessamos precisa de ser iluminado. Associando-nos à iniciativa “Vai ficar tudo bem”, vamos todos criar um Arco-Íris de bolso. Podemos usar diferentes materiais, podemos fazê-lo em forma de marcador de livro, de postal ou de amuleto. Podemos juntar-lhe um excerto da obra A girafa que comia estrelas, ou uma mensagem pessoal. Recordar-nos-á, futuramente, a nossa força, a nossa resiliência.

2. As aventuras de Olímpia e D. Margarida
Recordam-se como termina a história?
“É por isso que ainda hoje as girafas são amigas das galinhas do mato.”
Vamos imaginar as novas aventuras que estas duas amigas poderão viver, e representá-las através de uma banda desenhada, de um texto, ou de uma maquete. Com os vossos trabalhos podemos criar um livro novo!

Os desejos dos alunos de uma turma do 2º ano da EB P. Lima

3. Um Telescópio Mágico
Lembram-se como iniciamos a leitura da obra? Espreitando por um telescópio mágico, e observando para além do que os nossos olhos podiam ver? Vamos construir o nosso Telescópio Mágico e olhar para o futuro. É muito fácil: um rolo vazio de papel de cozinha ou de papel higiénico, papel ou tecido para forrar e decorar. E já está! 
Com este objeto podemos ver as maravilhas do amanhã, sem sair de casa. Como vai ser o nosso planeta depois da pandemia? Como vão comportar-se as pessoas? Que decisões vão tomar os governantes das nações? Como será o meu dia ideal?

Conteúdo do ninho de D. Margarida e Telescópio Mágico


Vamos a isso? Na biblioteca ficamos a aguardar os vossos trabalhos para, depois da pandemia, fazermos uma grande exposição! Entretanto, vamos partilhá-los por aqui.

Até já!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Homenagear a Infância com Luísa Ducla Soares e Daniel Completo

Representações da Liberdade no Clube Leituras ao Desafio

Percursos de Leitura: curso de formação para docentes (15h)