Contos Tradicionais em tempo de confinamento: A Biblioteca à La Carte no E@D

Uma das ofertas da nossa biblioteca escolar que mais procura regista, junto de docentes (e alunos) do 2º e 3º CEB, é a Biblioteca à La Carte. Queremos, pois, continuar o nosso programa de ofertas "À la Carte" na modalidade de E@D.
Um dos autores abordados no #Estudo em Casa desta semana foi Hans Christian Andersen, uma justa homenagem àquele que é considerado o pai da literatura infantil, no mês em que comemoramos o seu nascimento (falamos desta efeméride AQUI).

Momento da oficina de escrita inspirada na
Galeria de Contos Improváveis (2019)

Aliando as comemorações do nascimento de Andersen às leituras da telescola, e convidando docentes e alunos a "regressar" à biblioteca, a nossa primeira oferta Biblioteca à la Carte E@D é uma oficina de escrita: O Conto Tradicional em tempos de confinamento.


Coletâneas de Contos de Andersen

Um pouco à semelhança de um passatempo que decorreu no passado, e que resultou num belíssimo e-book, Contos Polvilhados de Chocolate, nesta oficina de escrita, o desafio consiste em reescrever um conto tradicional (que pode ser escolhido a partir da galeria da nossa biblioteca - imagem abaixo), integrando-o no contexto de confinamento. 


Galeria de Contos Improváveis (Biblioteca à la carte 2019)
No sentido de diversificar a oferta e chegar a mais alunos, propomos duas variantes:
- A primeira destina-se exclusivamente a alunos, para participação individual, e consiste na reescrita de um conto de Andersen, transportando-o para os tempos de confinamento de 2020. Podes encontrar 12 Contos de Andersen AQUI
A Biblioteca premiará o melhor trabalho com um exemplar deste livro:


Contos de Andersen reescritos por Alice Vieira: prémio


- A segunda variante destina-se a turmas, em trabalho de grupo, ou individual, podendo ser realizado em colaboração com o professor de português e com os professores bibliotecários. Consiste na reescrita  de um conto tradicional, escolhido a partir da galeria, cujo contexto da ação seja o tempo de confinamento de 2020. Por exemplo: A menina da máscara vermelha, A Branca de Neve e o álcool a 70º, Cinderela vai ao "baile de máscaras"... a imaginação é o limite.
Podes encontrar Contos dos Irmãos Grimm AQUI e de Charles Perrault AQUI. Podes ainda encontrar mais contos destes e doutros autores no menu da direita, neste blogue.

Alguns títulos de contos tradicionais
Para que a inspiração não falte, apresentamos uma reescrita que Alice Vieira faz do Conto de Andersen que foi esta semana abordado no #Estudo em Casa, A Princesa e a Ervilha, e que faz parte da sua obra A que sabe esta história.


A Princesa e a Ervilha, reescrita de Alice Vieira


- Todos os trabalhos realizados serão publicados neste espaço. Os melhores trabalhos receberão menções honrosas. 
Inscrevam-se, no caso de desejarem a colaboração dos professores bibliotecários, e enviem os trabalhos para  bibliotecaescolar@agvaf.edu.pt.


A biblioteca escolar continua convosco.
Até já.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Homenagear a Infância com Luísa Ducla Soares e Daniel Completo

Representações da Liberdade no Clube Leituras ao Desafio

Percursos de Leitura: curso de formação para docentes (15h)