Livros verdes: passatempo Dia da Terra

No dia 22 de abril faz 50 anos que esta efeméride foi criada.
Este ano, porque não podemos comemorar a data com as habituais atividades de exterior, uma prática enraizada nas nossas escolas, a biblioteca escolar junta-se às várias iniciativas já em curso no país e no mundo, e propõe um passatempo aos alunos.
Fizemos uma seleção de LIVROS VERDES, onde as grandes protagonistas são as árvores.
"Livros Verdes"

A maioria destas obras "mora" nas nossas bibliotecas escolares, e é, portanto, possível que as conheças. Já fizeram parte de algumas atividades e projetos, como a Árvore das Histórias, e uma delas (O Moleiro e as três Árvores) já foi trabalhada em contexto de visita da sua autora, a nossa amiga Conceição Vicente.


"A Árvore das Histórias" (Semana da Leitura 2019)

O passatempo que propomos não pressupõe, contudo, que conheças os textos. Aliás, terás de "fazer de conta" que nunca viste estes livros. O desafio tem apenas por base as capas e contracapas das obras selecionadas, e põe à prova a tua imaginação.

1. deves vestir-te de "detetive" de capas e contracapas, observar muito bem estes elementos paratextuais, e tomar algumas notas: não te esqueças que tudo conta (título, ilustração, autor, ilustrador, editora, sinopses...).

Capas


Contracapas
2. e agora, com os elementos que recolheste, vais tentar estabelecer ligações entre eles de modo a criares, também tu, uma história verde, ou até um Livro Verde. Não tenhas medo de OUSAR. A tua criatividade valorizada.

- Podes criar uma narrativa, um poema, ou até um dicionário literário (os textos não têm limite de palavras, e, na biblioteca já aprendemos a construir microcontos!).

- Podes também, se te sentires com vontade, construir uma capa e uma contracapa para o teu "livro verde" (não é obrigatório).


Contracapa Começa numa Semente

Envia o teu trabalho diretamente para a biblioteca, para o e-mail bibliotecaescolar@agvaf, ou para o teu professor de português (ou professor titular de turma) que o fará chegar até nós, até ao dia 24 de junho. Não te esqueças de te identificar.

O júri será composto por elementos da equipa docente BE, e terá em conta os seguintes critérios:
- Presença de elementos de todas as obras;
- Originalidade;
- Correção;
Todos os trabalhos serão divulgados e o melhor receberá um dos livros desta seleção. 

Contracapa Cem sementes que voaram
A Biblioteca continua contigo!
Participa.
Aguardamos, expectantes, as tuas Histórias Verdes.
Até já!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Homenagear a Infância com Luísa Ducla Soares e Daniel Completo

Representações da Liberdade no Clube Leituras ao Desafio

Percursos de Leitura: curso de formação para docentes (15h)