Hora da Leitura para TODOS

A hora da Leitura do #Estudo em Casa, brilhantemente levada a efeito pela contadora de histórias Bru Junça, constitui prova evidente de que os bons livros de literatura de potencial receção leitora infantil são, como dizia Manuel António Pina, para quem os ler. Comungamos desta visão, e sem qualquer receio, aconselhamos as escolhas da Bru a TODAS as idades.

Momento Hora da Leitura de 25 de maio (rtp)

O encontro tem lugar todas as segundas-feiras de manhã, mas as sessões de leitura podem ser vistas (e degustadas) em qualquer momento. Até à presente data, contamos com 5 sessões:

Uma seleção de textos, ligada pela temática da CASA, no âmbito do contexto de confinamento.

Uma seleção de textos que tem por base a Língua Portuguesa, integrada nas comemorações do primeiro dia mundial da Língua Portuguesa.

Uma seleção de textos, inspirada nas questões associadas ao medo, e que encontra eco no contexto de pandemia.


Uma seleção de textos sobre a representação dos avós e do idoso, que se liga ao momento atual pelo distanciamento forçado entre avós e netos.

Uma seleção de textos que assenta no jogo ficcional que é a literatura: a "fronteira" entre a mentira e a verdade, a questão da perspetiva e do ponto de vista, e o humor. Adequado aos tempos de incerteza. 

Momento da hora da leitura de 27 de abril (rtp)

A Bru dá início a cada sessão com um texto de Mário Castrim, em jeito de "fórmula inicial" para a entrada no universo mágico que a seguir partilha. Junta textos de vários autores e discursos com histórias de vida e memórias de infância, e nunca termina sem uma visita ao seu companheiro "Ler para quê ou atirar para o ar", um caderno onde guarda tesouros literários recolhidos ao longo do tempo, que oferece aos leitores, em jeito sobremesa de um repasto que é um autêntico banquete para alma.


Muitas das escolhas da Bru estão nas nossas bibliotecas e integram projetos do nosso agrupamento. Recordamos, a propósito, que podem preparar os vossos pedidos de empréstimo para as férias de verão (até 3 livros por aluno). Consultem o catálogo na barra lateral direita desta página e enviem-nos o vosso pedido através do formulário de contacto.

A biblioteca está ON!
Boas leituras, e até já!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Homenagear a Infância com Luísa Ducla Soares e Daniel Completo

Representações da Liberdade no Clube Leituras ao Desafio

Percursos de Leitura: curso de formação para docentes (15h)