Hora do Conto no E@D: A arte que mora nos livros

A encerrar a semana em que comemoramos o dia internacional dos museus, escolhemos para a rubrica Hora do Conto de hoje, uma obra que junta, de uma forma original, diferentes manifestações artísticas: a música, a pintura e a literatura, apresentando como cenário o museu de São Petersburgo.



Trata-se de uma obra riquíssima, inspirada na composição musical do artista russo Modest Mussorgsky (1839-1881), que terá criado "Quadros de uma Exposição" para homenagear o pintor Hartman, na exposição póstuma de dez pinturas feitas pelo artista. Na Casa da Música podemos encontrar um texto complementar sobre este diálogo artístico, assim como os títulos das peças musicais, alguns dos quais bem curiosos, cuja leitura contribuirá para uma maior compreensão e melhor usufruto do livro que hoje apresentamos: Quadros de uma exposição, apresentado pela professora bibliotecária Lúcia Barros.


(versão integral apenas disponível para uso interno,
sala de aula e BE)


José Antonio Varela, autor textual desta obra, já nos habituou às suas narrativas em torno de peças musicais, como aconteceu em O Carnaval dos Animais e As Quatro Estações, trabalhos que, juntamente com Quadros de uma Exposição, integram a coleção Livros com CD, da editora Kalandraka.

Este trabalho, ilustrado por Xosé Cobas, para além de proporcionar ao leitor uma viagem pelo universo artístico, leva-o ainda a um "regresso" a elementos emblemáticos do imaginário popular universal, como o Gnomo da Floresta ou a Baba Yaga (imagens abaixo).

Representação e descrição do episódio do "encontro" com Baba Yaga.

Representação e descrição do episódio da "visão" do Gnomo da Floresta

 

Dada a riqueza intertextual desta obra, recomendamos a quem quiser explorar um pouco mais o tema, a visita ao Mil Folhas do deus me livre, onde o Pedro Miguel Silva faz uma análise complementar a este trabalho: AQUI.

Desejamos a todos um fim de semana rico em leituras, não só de livros, mas da vida!
(Se a inspiração falhar, podem recorrer às nossas sugestões de visitas virtuais a um vasto conjunto de museus)

Até já!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Homenagear a Infância com Luísa Ducla Soares e Daniel Completo

Representações da Liberdade no Clube Leituras ao Desafio

Percursos de Leitura: curso de formação para docentes (15h)