Sílvio Domador de Caracóis: Hora do Conto no E@D

Hoje é sexta-feira, e é dia de Hora do Conto aqui na nossa Biblioteca. Porque é feriado (e está a chover) vai saber ainda melhor este momento.
À semelhança da Hora do Conto da semana semana, partimos da obra que abriu a semana de aulas da telescola, Sílvio, Pastor de Ventos, que pode ser recordada AQUI, e fomos em busca de outros livros de Francisco Duarte Mangas. Convidamos uma das nossas voluntárias da leitura, a Susana Corvas, para dar vida a Sílvio, Domador de Caracóis. Deixem-se surpreender (há um brinde no final da história que promete tornar este 1º de maio bem divertido)!



A obra de Francisco Duarte Mangas é um Hino à Palavra e um Grito de Liberdade. Tem inspirado várias atividades que a Biblioteca Escolar tem levado a efeito ao longo do tempo, como as comemorações do 25 de abril, com O Ladrão de Palavras, a Palavraria  (que integrou o programa formativo ELF).

Sílvio, domador de Caracóis integrou o projeto Almofadas de Histórias, no ano letivo anterior (2018/2019), e o plano anual de leituras dos Clube das Famílias Leitoras, no ido ano de 2011/2012 (há já quase uma década). Trata-se, portanto, de um autor cuja obra não se esgota numa única leitura.


"Almofadas de Histórias". Há mais AQUI.

Para que não faltem ideias para este feriado recuperamos as sugestões do Clube de Famílias Leitoras,

Marcador utilizado nas dinâmicas de leitura
dos Clubes de Famílias Leitoras e As Profissões do Sílvio.


E selecionamos a nossa preferida:


Plantar palavras: que palavras gostarias de cultivar? Elabora etiquetas com essas palavras e embeleza vasos. As palavras também podem frutificar... (o António Mota, no seu livro Dicionário das Palavras Sonhadoras diz que "MÃE é uma Palavra que frutificou".

Entre Palavras, Plantações e Corridas, votos de um bom feriado para todos!


A Juliana prepara a corrida de caracóis. Quem vai ganhar?


A biblioteca continua convosco.
Até já!



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Homenagear a Infância com Luísa Ducla Soares e Daniel Completo

Representações da Liberdade no Clube Leituras ao Desafio

Percursos de Leitura: curso de formação para docentes (15h)