Ler+ em Família no 3º ciclo

A tradição de envolver as famílias em projetos permeados pela leitura conta já com alguns anos no nosso agrupamento (em 2017 comemorávamos os 10 anos aLer+ em Família).

Anualmente, a Biblioteca Escolar dinamiza, em colaboração com  os docentes da EPE e do 1º CEB, um projeto de leitura em articulação com a família, emergente do tema aglutinador de projetos. 

No presente ano ano letivo, integrado no tema O Homem e Natureza em busca do equilíbrio, temos no terreno o projeto Canteiros de Histórias, que se desdobra em três eixos temáticos: Ritmos da Natureza, Representações da Infância e Sabedoria dos Avós).

Trabalho realizado em família: Ricardo Pereira
(Pormenor da maquete)

De acordo com estas linhas orientadoras, cada nível de ensino, e cada grupo disciplinar, é convidado a criar e dinamizar iniciativas que encontrem eco na temática.

A professora Margarida Luciano propôs aos seus alunos de 9º ano a leitura de O Meu Pé de Laranja Lima, de José Mauro de Vasconcelos (obra que passou já pelo nosso Clube de Leitura), sugerindo-lhes que traduzissem num produto a(s) sua(s) leituras.

Texto que acompanha a maquete


Ora, a bonita maquete que chegou à nossa biblioteca, acompanhada de um texto que traduz, efetivamente, uma leitura refletida (e sentida), é a prova de que não existe um limite de idades para Ler em Família. 
A partir deste trabalho podemos constatar o quanto os livros são indutores de reflexão, o quanto nos permitem colocarmo-nos no lugar do Outro e, ainda que por momentos, ser também o Outro.

Plano geral da maquete

Na obra de José Mauro de Vasconcelos ecoam, com efeito, as temáticas que nos ocupam. Pela enorme sensibilidade com que trata temas tão fraturantes como o sofrimento infantil ou a morte, como acontece em O Meu Pé de Laranja Lima, recomendamos fortemente a leitura da sua obra. Será um excelente ponto de partida para refletir sobre o Ano Internacional para a eliminação do trabalho Infantil, que comemoraremos em 2021.


 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Homenagear a Infância com Luísa Ducla Soares e Daniel Completo

Representações da Liberdade no Clube Leituras ao Desafio

Percursos de Leitura: curso de formação para docentes (15h)