Escola de Pais | Sessão 8 | Literacias e Poupança: Que relação?

Num tempo de incertezas e constante necessidade de adaptação como é o nosso, o papel dos educadores cresce tanto em relevância como em dificuldade, exigindo, por isso, uma formação constante e mais aprofundada. Daí advém que a questão das literacias seja tão abordada quer pelos agentes pedagógicos quer no meio familiar. 

De entre elas, destaca-se a Literacia Financeira, esquecida que foi em tempos de aparente abundância para regressar em tempos de crise como área de formação considerada essencial, face aos desaires económicos que a sociedade vem atravessando. E como é de pequenino que se começa a aprender a vida, eis que escola e família se vêm preparando para ajudar os pequenos educandos a adquirir comportamentos que os ajudem a perceber o bom uso do dinheiro, de maneira a que, mais tarde, se possam assumir como cidadãos financeiramente saudáveis.


Foram estes os pressupostos que presidiram à seleção dos conteúdos a abordar nesta sessão. Pretende-se chegar a orientações muito concretas, que contribuam para a adoção de atitudes e procedimentos financeiros adequados e que funcionem como alicerces de um comportamento adulto financeiramente responsável.

Partiremos, então, em busca de um equilíbrio entre a lida e a farra, comportamentos personificadas nuns simpáticos insetos que há séculos nos vêm falando de finanças, cada um à sua maneira. Veremos se, finalmente, vão conseguir entender-se. 

A sessão Literacia e Poupanças terá lugar no próximo dia 22 de março e será dinamizada por Conceição Vicente, coautora dos Cadernos de Literacia Financeira. 

Nota Biográfica da Formadora:

Licenciada em Filologia Românica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde fez também o Curso de Ciências Pedagógicas. Foi professora de Francês e de Português (2.º e 3.º ciclos); exerceu diversos cargos no âmbito da gestão escolar e da articulação curricular e esteve durante vários anos ligada à formação de professores, como orientadora de estágio. É autora de vários livros no âmbito dos materiais de apoio ao estudo de Português (2.º e 3.º ciclos), publicados pela Porto Editora, e também dos Cadernos de Educação Financeira (1.º, 2.º e 3.º ciclos), projeto da Direção Geral do Ensino (ME), no âmbito da Educação para a Cidadania. Como autora de literatura infantojuvenil, conta com catorze títulos publicados (cinco no PNL) e participação em sete antologias. Recebeu o Prémio Tabula Rasa – 1.º Festival Literário de Fátima, na categoria de Literatura Infantojuvenil, pelo seu livro Do querer ao ter há muita conta a fazer, ed. Trinta Por Uma Linha. Presentemente é colaboradora da revista A Casa do João.




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Homenagear a Infância com Luísa Ducla Soares e Daniel Completo

Representações da Liberdade no Clube Leituras ao Desafio

Percursos de Leitura: curso de formação para docentes (15h)