Tecnologia. Herói ou Vilão? Escola de Pais|Sessão 7

Na próxima segunda-feira, 8 de março, vamos refletir sobre o lugar da tecnologia na vida dos nossos filhos. Esta sessão estará a cargo do Professor Rui Carvalho, professor bibliotecário neste  agrupamento.


"A tecnologia trouxe benefícios para a humanidade no que diz respeito à mobilidade e criação de novos ambientes de comunicação. Quando refletimos sobre o uso da tecnologia pelos jovens de hoje, observamos um aumento dos casos de agressões virtuais, em que adolescentes são humilhados e ofendidos nas redes sociais, expõem a sua intimidade na internet, gerando consequências muitas vezes irreversíveis.

Uma vez que o uso da tecnologia se encontra cada vez mais generalizado (e em crescendo) entre os atores escolares, cresce a necessidade de ampliar o papel formador da escola, quer junto dos alunos, quer das famílias, reconhecendo as vantagens e os inconvenientes que podem advir do uso das tecnologias, problematizando questões e apontando caminhos possíveis."

Nota biográfica do Formador: 

Rui Miguel Carvalho é Mestre em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares, pela Universidade Aberta. Pós-Graduado em Gestão de Bibliotecas Escolares, pela Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão do Instituto Politécnico do Porto, e em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor, pela Universidade Almeida Garrett de Lisboa. Licenciado em Ensino - Professores do 2.º Ciclo do Ensino Básico na Variante de Educação Visual e Tecnológica e bacharel em Ensino Primário pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. 

Na área das Tecnologias de Informação e Comunicação, possui a certificação ECDL (European Computer Driving Licence) e formação em Teaching and Learning with Digital Resources and Facilitating and Assessing Learners’ Digital Competencies, pela Open University of the University of Jyväskylä, da Finlândia.

É formador de professores nas áreas de Educação Especial, Educação Visual e Tecnológica e Organização de Bibliotecas Escolares.

Colabora com o Grupo de Trabalho de Bibliotecas Escolares da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação (BAD).

Exerce funções de Professor Bibliotecário no Agrupamento de Escolas António Feijó desde 2018, onde integra a equipa de Apoio ao Ensino à Distância (E@D), equipa de Implementação do Projeto de Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica (MAIA), equipa Escola Digital e equipa de Projetos Erasmus+.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Homenagear a Infância com Luísa Ducla Soares e Daniel Completo

Percursos de Leitura: curso de formação para docentes (15h)

Representações da Liberdade no Clube Leituras ao Desafio