Histórias da Ajudaris: Palavra que alimenta

Desde 2014 que alunos e docentes das nossas escolas acolhem e acarinham este projeto, integrando, assim, esta grande família solidária.

Em 2020, nem a crise sanitária nos demoveu (pois a solidariedade não ficou confinada), e, como falamos AQUI, quatro novos textos, versando sobre a temática animal, foram enviados para as Histórias d'Ajudaris 2020.              

                              

Foi, pois, com enorme satisfação que recebemos o belíssimo volume onde ficaram a morar A Girafa CostureiraA Bicharada bem contadaO Lobo e o Poema Animal, da autoria dos nossos alunos, acompanhados (e enriquecidos) de originais ilustrações, da autoria de quatro ilustradores diferentes, entre os quais consta o nome da nossa amiga e conterrânea, Joana Caçador.  

Texto da EB da Feitosa

Estes quatro trabalhos, construídos sob a forma de narrativa ou de poesia, ora num registo ficcional, ora informativo, usando uma linguagem mais "séria", ou mais lúdica, onde convivem até mais do que uma língua, compõem um interessante puzzle onde cada peça tem um lugar único, especial e revelador das potencialidades da leitura e da escrita criadora (falamos destes aspetos AQUI).

Texto da EB de Gandra


As histórias d'Ajudaris são a prova do enorme poder da Palavra, a Palavra que, neste caso, alimenta o espírito, mas também o corpo, na medida em que se converte em gesto solidário, no apoio a causas como a luta contra a fome, a pobreza e a exclusão social. 

Texto da EB de Ponte de Lima

Estamos, mais uma vez, muito orgulhosos da nossa comunidade educativa, dos nossos alunos, docentes e famílias, que, tão generosamente, contribuíram para levar o pão da alegria (e a alegria do pão), a um número significativo de crianças. Conseguimos, com a venda dos livros, apurar 1185,00 € (mil cento e oitenta e cinco euros), que entregamos, sob a forma de donativo, à AJUDARIS. 

Texto da EB da Ribeira

Este ano letivo, que agora termina, voltamos a dizer SIM a esta iniciativa, que faz a palavra dar pão, com quatro novos textos. 
Enquadrado nas comemorações do Ano Internacional para  a eliminação do trabalho infantil, e tendo como mote "Se eu fosse...", aguardamos notícias sobre a integração dos nossos textos, Crianças do Mundo (EB Gandra), Se eu fosse animal (EB Ponte de Lima), Se eu fosse um mágico (EB Feitosa) e Se eu fosse... (EB Ribeira).

Contracapa do volume Histórias d'Ajudaris 2020:
 mensagem da presidente, Dra. Rosa Mendes

Para saber mais sobre este e outros projetos da Ajudaris, pode ser consultada a página oficial da Instituição em ajudaris.org
                             

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Homenagear a Infância com Luísa Ducla Soares e Daniel Completo

Percursos de Leitura: curso de formação para docentes (15h)

Representações da Liberdade no Clube Leituras ao Desafio