2º Encontro de Escolas aLer+

A leitura literária tem uma dimensão humanizadora e o professor é o principal modelo de leitura das nossas crianças e jovens. Tornar presente a leitura em sala de aula, nos diferentes níveis de ensino, nas suas distintas vertentes, foi a mensagem central do 2º Encontro de Escolas aLer+

Momento de encerramento do encontro
(Dra. Manuela Silva e Dr. João Costa)

Realizou-se no dia 21 de janeiro, na Escola Secundária Quinta das Flores, em Coimbra, o 2º encontro nacional da rede de escolas leitoras, uma iniciativa conjunta do Plano Nacional de Leitura (PNL2027) e da Rede de Bibliotecas Escolares. 

Centrando-se nas questões da importância da leitura e da escrita como meios para combater a(s) desigualdade(s), que a pandemia veio acentuar, foi reforçada pelos vários intervenientes, entre os quais a Dra. Teresa Calçada, comissária do PNL2027, a Dra. Manuela Silva, coordenadora nacional RBE, o Dr. João Costa, secretário de estado da educação, a necessidade de tornar presente, diariamente, a leitura em sala de aula, nos diferentes níveis de ensino, quer na modalidade de leitura orientada, quer enquanto leitura fruição, tendo sido destacado o importante papel do professor, enquanto modelo de leitura. 
O nosso agrupamento fez-se representar pela coordenadora da biblioteca escolar, professora Lúcia Barros, e pela professora Cristina Araújo, que tem vindo a desenvolver, ao longo do presente ano letivo, um trabalho de estreita colaboração com a biblioteca escolar, ao nível da educação literária, nas escolas do 1º. CEB.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Representações da Liberdade no Clube Leituras ao Desafio

Percursos de Leitura: curso de formação para docentes (15h)

Homenagear a Infância com Luísa Ducla Soares e Daniel Completo