Voluntárias da Leitura: o amor e o tempo

Quem tem um poeta como patrono, tem tendência a apropriar-se dos seus versos... e foi o que aconteceu quando tentávamos arranjar um título que traduzisse o maravilhoso trabalho das nossas voluntárias da leitura. 

A voluntária Marília Malheiro dinamiza sessão especial Dia de S. Valentim,
 a partir da obra O Sapo Apaixonado

A Marília Malheiro e a Susana Corvas já são praticamente da casa, olhando ao número de anos que levam a oferecer generosamente AMOR e TEMPO aos nossos alunos. Na verdade, são os ingredientes principais do voluntariado da leitura: o amor aos livros, ao saber e às crianças e o tempo para dedicar à causa, tempo para escolher os melhores livros, tempo para preparar as leituras e as atividades, tempo para procurar formação e informação e tempo para estar com as crianças e oferecer-lhes momentos onde se conjuga saber e prazer, onde a voz dos autores se junta à voz das crianças, produzindo significado e construindo sentidos.

Prémio relativo à participação no passatempo Fábrica de Histórias:
conjunto de 7 minilivros da coleção Livros para sonhar, da kalandraka

Ontem, dia especialmente dedicado ao AMOR, juntamo-nos um bocadinho à sessão da Marília, na biblioteca do Trovela. Ouvimos aquele que é já um clássico da literatura infantil, bem apropriado ao dia dos namorados: O Sapo Apaixonado de  Max Velthuijs, e foi muito bom aprender com as crianças, por exemplo, a extrair sentidos das guardas, onde cada elemento parecia esconder um segredo para cada menino e ligar-se à narrativa de uma forma única. Os livros possuem, de facto, este poder, sobretudo quando o mediador orienta o seu público para ler nas entrelinhas e ver para além do óbvio.

O início da tarde de segunda-feira
 é aguardado com grande entusiasmo na BE de Trovela


Aproveitamos a visita para oferecer o prémio que este grupo de meninos ganhou pela participação no passatempo Fábrica de Histórias, cujo trabalho,  A Biblioteca Especialpublicamos AQUI. Uma mini biblioteca, composta por 7 minilivros, com 7 grandes histórias, irá, certamente, trazer intensos momentos ao grupo (imagem acima).

Trabalho alusivo à obra Herberto, de Lara Hawthorne,
realizado numa das sessões,
que pode ser observado no placard à entrada da Biblioteca,
no cantinho dedicado aos Voluntários da Leitura

À entrada da biblioteca escolar, um cantinho do placard é dedicado ao trabalho dos Voluntários da Leitura: uma forma de prolongar o prazer de ler e de o partilhar com toda a comunidade. 

Cantinho Voluntários da Leitura no placard da Biblioteca

À quarta-feira, é o dia da Susana Corvas aparecer com a sua emblemática caixa Aqui há histórias. Nunca sabemos o que de lá poderá sair... mas um dia destes vamos surpreendê-la também...


A caixa mágica da Susana no dia em que de lá saíram...
gravatas!!


Os maravilhosos trabalhos que resultaram da leitura de
 As gravatas do meu pai, de Pedro Seromenho

Que o AMOR e o TEMPO continuem de mãos dadas com as nossas generosas voluntárias, e que as sementes da leitura brotem do terreno que elas generosamente fertilizam. OBRIGADA!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Representações da Liberdade no Clube Leituras ao Desafio

Leituras ao Desafio - Clube de leitura para docentes e não docentes: ação em destaque a Ler mais e melhor 2024

Homenagear a Infância com Luísa Ducla Soares e Daniel Completo