Concurso Nacional de Leitura: estamos na fase intermunicipal!

Teve lugar na passada quinta-feira, 3 de março, na Biblioteca Municipal de Ponte de Lima, a fase concelhia do Concurso Nacional de Leitura.

Foi um momento intenso, que conheceu o seu ponto alto durante a prova oral. Foi muito interessante descobrir as escolhas dos alunos: os excertos que selecionaram para ler ao júri, e ao público presente, foram muito reveladores, e os argumentos que apresentaram constituem verdadeiros desafios para todos os educadores.


Créditos imagem: Biblioteca Municipal de Ponte de Lima

Pudemos perceber o quanto a literatura "faz bem"! Foram muitos os alunos que referiram ter selecionado determinado excerto pela identificação (e consequente empatia) que sentiram em relação à personagem e à situação por ela vivida. Foram também muitos os alunos que levantaram questões sociais prementes a partir dos excertos selecionados.

Os livros revelaram o seu poder, ora tranquilizador, ora de desassossego e inquietação. Os livros mostraram (uma vez mais) o quão necessários são para uma pedagogia humanizadora.

(Poderão conhecer as obras que estiveram na base desta prova, AQUI).

Obras a ler para a fase intermunicipal

Damos pois os Parabéns a todos os alunos! Proporcionaram-nos momentos de reflexão intensa, e forneceram-nos pistas importantes sobre o caminho a seguir nesta missão que é EDUCAR.

Às nossa Letícias (Letícia Santos Laranjo, do 4º ano, da EB da Feitosa, e Letícia da Cunha Martins. do 9º C), que irão representar o agrupamento de escolas António Feijó, na fase intermunicipal, um especial bem-haja!

Até já!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Homenagear a Infância com Luísa Ducla Soares e Daniel Completo

Representações da Liberdade no Clube Leituras ao Desafio

Percursos de Leitura: curso de formação para docentes (15h)