Ecos do Mês do Livro | Visita de Autores

Tal como anunciamos AQUI, no presente ano integramos a Semana da Leitura num contexto mais alargado de atividades e comemorações em  torno do livro, o Mês do Livro, um mês que extravasou as fronteiras do calendário (e também das expectativas). Foram quase sessenta dias marcados por atividades ligadas ao livro e à leitura, que envolveram alunos, docentes e comunidade em geral.

Com o ano letivo a caminhar para o fim, vai sendo tempo de balanços. Organizando por atividades, iremos dando conta do modo como as várias escolas do agrupamento viveram este(s) mês(es).

Momentos das visitas de autor nas diferentes escolas

Este foi o ano do regresso aos encontros de autor (e que saudades tínhamos!). Por cá passaram Pedro Seromenho, escritor e ilustrador, que visitou a EB da Ribeira, Raquel Ramos (escritora) e Sebastião Peixoto (ilustrador) que visitaram as Escolas da Feitosa, de Ponte de Lima e a EB António Feijó.

A estreia coube a Pedro Seromenho que deixou extasiados os alunos do 1º CEB da EB da Ribeira. É que por detrás deste autor e ilustrador esconde-se um brilhante CONTADOR, como demos conta AQUI.. O trabalho versou sobre a obra do autor, de um modo geral, e despoletou curiosas questões, suscitadas quer pelo inusitado de alguns dos seus títulos, quer pelas próprias opções ao nível da ilustração: uma sessão muito rica (e reveladora).

O professor Rui Carvalho, que acompanhou a atividade, compilou no pequeno vídeo abaixo alguns dos principais momentos da sessão.


Já a visita de Raquel Ramos e Sebastião Peixoto teve por base o trabalho em torno de um discurso específico: a biografia. José Rodrigues, Eça de Queirós, Nadir Afonso e Gualdim Pais foram as personalidades protagonistas dos livros que selecionamos para esta abordagem, que visava o aguçar do olhar sobre o livro enquanto janela para outras áreas do saber: a história, a literatura e a arte, nomeadamente a pintura e a escultura. 

Momentos da visita de Raquel Ramos e Sebastião Peixoto

O trabalho envolveu alunos de 3º, 4º e 5º anos, no estudo das obras Nadir Afonso, o pintor de cidades geométricas (escrito por Raquel Ramos) e D. Gualdim Pais, o cruzado de Portugal, ilustrado por Sebastião Peixoto, e alunos de 9º ano, no estudo das obras José Rodrigues, o artista desassossegado, escrito por Raquel Ramos, e Eça de Queirós, sou um pobre homem da Póvoa do Varzim, ilustrado por Sebastião Peixoto.

À luz das abordagens ativas no âmbito da Educação Literária, o trabalho à volta das obras protagonizadas por Nadir Afonso e Gualdim Pais permitiu um interessante cruzamento de texto e ilustração e um profícuo diálogo entre saberes e diferentes formas de representação. O desafio era o seguinte: 

Partindo dos títulos dos capítulos das duas obras (baralhados), os alunos, em grupo, eram convidados a distribuí-los por duas "gavetas", à luz de um critério que fizesse sentido para o grupo e que seria depois discutido. Seguidamente, deveriam elaborar uma breve narrativa com base nos títulos de uma das gavetas. Esta atividade de Escrita Criadora, localizada na fase Antes da Leitura, revelou-se muito proveitosa, não só no que à motivação para conhecer os textos diz respeito, como também ao nível da realização de inferências, na mobilização de saberes enciclopédicos e no desenvolvimento de estratégias de escrita.

Exemplos de trabalhos "Antes da Leitura"
complementados com ilustrações "ao jeito de"

Depois da leitura das obras e de uma breve pesquisa sobre as personalidades biografadas  e sobre os autores dos livros, os alunos experimentaram "ilustrar ao jeito de", representando, com a técnica de Nadir Afonso, por exemplo alguns episódios históricos referidos na biografia de Gualdim Pais, tendo também experimentado ilustrar "ao jeito de Sebastião Peixoto". 
O envolvimento conseguido em torno do estudo deste discurso literário foi ainda motor para a elaboração de questões muito pertinentes que os alunos colocaram aos autores aquando da visita: um excelente contributo para que a otimização da vinda dos autores à escola!

Sebastião Peixoto ilustrando "ao vivo" durante as sessões

Um dos momentos altos nas diferentes sessões foi, sem dúvida, "a magia" das ilustrações de Sebastião Peixoto, que além de falar do processo de ilustração, das técnicas, dos diálogos entre texto e imagem, pôs em prática, "ao vivo e a cores", a sua arte, presenteando todos os alunos, não apenas com um belo produto, mas também com o processo criativo.

Momentos da visita de Raquel Ramos e Sebastião Peixoto

A curiosidade foi, claramente, o elemento chave desta jornada, quer no que respeita à preparação da atividade (estudo da obra), quer na conversa com os autores. 
A iniciativa foi complementada com mostras literárias de autor e editora, nas diferentes escolas, oferecendo a alunos (e famílias) a possibilidade de enriquecer as suas bibliotecas pessoais, assim como a sua enciclopédia literária.
Deste preenchido dia também fomos dando conta na nossa página de Facebook, onde, num registo mais momentâneo, foi possível ir captando a essência de cada momento: AQUI. Um dia que será, certamente, responsável, pela criação de boas memórias associadas ao livro e à leitura.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Homenagear a Infância com Luísa Ducla Soares e Daniel Completo

Representações da Liberdade no Clube Leituras ao Desafio

Percursos de Leitura: curso de formação para docentes (15h)