Couto Viana e o "animário" da Inácia: Ecos do MIBE (1)

Outubro é o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares. Este ano, sob o mote Biblioteca Escolar, o meu lugar preferido para CRIAR e IMAGINAR, o MIBE ofereceu o contexto ideal, não apenas para o habitual arranque da maioria dos nossos projetos, de que falamos AQUI, mas também para a visita de dois amigos que muito estimamos: Inácia Cruz, contadora de histórias, e Marco Taylor, autor.  

Inácia Cruz na BE de Gandra com as crianças da EPE

Coube a Inácia Cruz fazer as honras de abertura desta festa da leitura. Convidando os bichos de Couto Viana para o seu "animário", a nossa amiga Inácia veio coroar o trabalho que educadoras e crianças da EPE vinham fazendo ao longo das últimas semanas em torno da obra do autor.

A festa começou na EB de Gandra. A biblioteca transformou-se na quinta da tia Nini, e numa original interpretação do poemário do autor vianense, Inácia Cruz, envolveu miúdos e graúdos numa excelente recriação da obra de Couto Viana.

Momento da sessão na BE da Ribeira e pormenores da exposição na EB da Gandra

Os espaços CRIAR das nossas BE estiveram "em alta", tendo sido palco das mais diversas criações, como podemos ver em algumas das imagens que selecionamos. Animais que se transformam em casa ou bichos construídos a partir de elementos da Natureza, quando "ela" está ali mesmo à mão, como é o caso na EB de Gandra (imagem acima).

Pormenores da exposição de trabalhos na BE da Ribeira

Construções tridimensionais com recurso a material de desperdício ou poemas que se transformam em pequenas instalações, depois de explorados os sons das palavras, e descobertas as rimas, deram origem a interessantes trabalhos na EB da Ribeira, como podemos ver na imagem acima.

Profissões dos animais: pormenor da exposição na BE de R. Souto.

Outra interessante CRIAÇÃO foi a atribuição de profissões aos animais, como aconteceu na EB de Rebordões Souto. A culpa, claro, foi da Galinha Engripada, a quem lhe valeu o Mocho Doutor. A partir daí, foi só brincar, juntando  imaginação e conhecimento do mundo, e salpicar com algum humor. O painel que podemos ver na imagem acima ilustra muito bem este processo. (Alguma vez vos ocorreu que a ovelha pudesse ser parteira? O que terá motivado esta escolha?)

O mesmo poema, no JI de Ponte de Lima, transformou-se numa bela produção coletiva. E para o caso de a "tosse" voltar, jogou-se pelo seguro: o xarope foi convidado a permanecer.

Pormenor da exposição na BE do JI de Ponte de Lima

Verdadeira justiça ao mote MIBE parecem fazer os Animais inventados, que encontramos  em diferentes BE. 

Alguém sabe o que é um HIPOGAIOSSAURO GORICAVALANTE?

Pois, nós também não saberíamos se não tivéssemos conversado com os meninos da EB de R. Souto. Para acompanhar este extravagante animal, na exposição, os alunos fizeram uma legenda explicativa, para compreendermos como foi criado: o pequeno vídeo abaixo mostra-nos um pouco desta criação.


Inventar animais foi uma brincadeira que também agradou às crianças da EPE da Ribeira. Na imagem abaixo poemos ver recortes de diferentes trabalhos.

Pormenores das exposições nas BE de R. Souto e da Ribeira.

As possibilidades de abordagem à obra de António Manuel Couto Viana são imensas, uma vez que o potencial da (boa) literatura é inesgotável. Não admira, pois, que o livro abra portas para outros mundos... na EB de Trovela, por exemplo, a Joaninha proporcionou uma visita ao património popular e ao universo das lengalengas, que, por sua vez, levou as crianças a descobrir o caminho até à capital, como podemos ver num dos trabalhos presentes na imagem abaixo. 

Pormenores das exposições nas EB de Trovela, R. Souto e Feitosa

Mas não só de viagens ao património popular se compôs este roteiro. Na EB de R. Souto, a obra do autor vianense foi cruzada com O artista que pintou um cavalo azul, de Eric Carl, tendo proporcionado às crianças a descoberta de outras artes: o universo da pintura de Frank Marc (na imagem acima podemos ver um pequeno recorte destes trabalhos, assim como outras abordagens ao som das palavras, levadas a efeito na EB da Feitosa).

Momentos de uma das sessões de Inácia Cruz, envolvendo miúdos e graúdos.

Foi, pois, entre Jogos de Palavras, Abecedários Literários, Animais Inventados, Animais com Profissões, e outras belas criações, que Inácia Cruz percorreu os seis estabelecimentos de EPE do agrupamento, transformando as BE em animadas quintas, povoadas pelos animais de Couto Viana, comprovando (uma vez mais) que os livros e a leitura são mananciais inesgotáveis de saber, de curiosidade, de alegria, de surpresa e de criatividade!

Poderão gostar de rever a passagem de Inácia Cruz pelas diferentes BE na nossa página de FB:

EB Gandra

EB Ribeira

EB Souto

EB Feitosa

EB Trovela

JI Ponte de Lima

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Representações da Liberdade no Clube Leituras ao Desafio

Percursos de Leitura: curso de formação para docentes (15h)

Homenagear a Infância com Luísa Ducla Soares e Daniel Completo