Para além do livro: a (revira)volta de Marco Taylor pelas nossas BE: Ecos do MIBE (2)

Tal como referíamos AQUI, Marco Taylor figurou entre os destaques do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares 2023, no agrupamento António Feijó. Ao longo de três intensos dias, um dos nomes mais sonantes, no nosso país, no que respeita ao livro-objeto, percorreu as nossas escolas, trabalhando com alunos de 1.º e 2.º CEB, e com docentes, o livro nas suas diferentes dimensões. A sua materialidade enquanto objeto foi a vertente mais explorada, não apenas porque é a especialidade de Marco Taylor, mas também porque da temática deste MIBE emergia tal "convite". 

Pormenor da exposição na EB de Gandra e momento final da visita à EB da Feitosa

Como habitualmente acontece quando recebemos um autor, o trabalho começou pela conceção de material de apoio ao estudo da obra de Marco Taylor. Neste caso,  cruzando-a com o tema aglutinador de projetos - Nas Asas da Liberdade, e com a temática do MIBE: Biblioteca Escolar, o meu lugar preferido para criar e imaginar. Apresentamos e "testamos" algumas das estratégias em reunião de trabalho/formação com os docentes envolvidos (a que se associaram outros curiosos da matéria - sempre bem vindos), e, não tardou, as escolas encheram-se de originais criações!

Momentos da visita de Marco Taylor e pormenores da exposição na BE da Feitosa (novos títulos, novas histórias e livro acordeão)

Sem dúvida que experimentar diferentes formas e formatos para fazer um livro se revelou uma das atividades mais apreciadas pelos nossos alunos, como podemos ver pelas imagens que selecionamos. No entanto, e como o próprio Marco reforçou em todas as sessões, o primeiro passo para fazer um livro é TER UMA IDEIA. E, claro, como nós também sabemos, as ideias não nascem do vazio. 

Os vários exemplos de livro-objeto que durante a visita do autor deram corpo às originais exposições que encheram átrios e bibliotecas tiveram por base, precisamente, a sua obra. Só que... com algumas (revira)voltas.

Alguns exemplos de livro-objeto presentes nas exposições da EB de Gandra e EB da Feitosa

Por exemplo, misturando os diferentes títulos da obra do autor, foi possível criar histórias bem originais, um dos exemplos de atividade a dar corpo às muitas oficinas de escrita, das quais saíram também "pedras parideiras", que por sua vez se converteram em novas propostas de títulos; "pedras rimadeiras" que se converteram em livro-objeto-adivinha, sinopses e escrita ao jeito de...

Alguns exemplos da atividade "pedras parideiras", realizada a partir de diferentes palavras, em diferentes escolas.


Exemplos de distintos trabalhos na EB de Gandra: livros-objeto, pedras rimadeiras e sombras chinesas

A obra de Marco Taylor exerceu tal fascínio sobre os nossos alunos, que o entusiasmo os levou a construírem "segundos volumes" de obras já existentes, como podemos ver na imagem acima: A enciclopédia dos verbos felizes, volume II; mas também a sugerir novos títulos (e até possíveis ilustrações para as capas) para outras obras (resultado do exercício das "pedras parideiras" em torno da palavra Porcalhota), como podemos ver na imagem abaixo.

Pormenor da exposição na BE da Feitosa

O trabalho realizado aguçou, naturalmente, a curiosidade dos alunos. Para além de ouvirem pela própria voz do autor, algumas das suas histórias, sobretudo aquelas que não têm palavras, os nossos alunos puderam conhecer alguns livros que já se encontram esgotados, como o pop-up O Homem coração de Choupo, "observar" um folioscópio (e saber como se faz), mas também os livros que aí vêm. Ficamos, assim, a saber que os próximos títulos de Marco Taylor serão Um leão, uma cadeira e uma praia e Uma pulga, uma colher e um jardim, dois livros acordeão dos quais pudemos ter "um cheirinho".

Alguns momentos da visita do autor: mostrando um dos novos livros, apresentando o folioscópio, revelando segredos do Homem coração de Choupo e explorando Isto não é um Livro

Para além da originalidade do formato e dos materiais utilizados por Marco Taylor nos seus trabalhos, o nonsense foi outro dos aspetos igualmente apreciados pelo nosso público. Particularmente presente no pequeno volume Isto não é um livro, que o autor explorou com os alunos, este ingrediente é um aguçador da criatividade. A prová-lo estão os diversos trabalhos baseados neste título que encontramos em diferentes exposições.


Pormenores das exposições na EB de Gandra e na EB de Trovela

Elementos constantes (ou personagens que se repetem) na obra de marco Taylor deram origem a trabalhos bem originais, em forma de poesia visual, povoada por árvores e gatos, de que são exemplo as Árvores Mensageiras realizadas pelos alunos da EB de Trovela, que podemos ver na imagem abaixo.

Pormenores das exposições na EB de Trovela e na EB de Gandra 

Ao longo de três intensos dias no nosso agrupamento, acreditamos que o autor também tenha saído a ganhar (não tanto como nós, claro, que ainda estamos a digerir tantas aprendizagens). É que, segundo ele próprio nos revelou, durante a sua estadia por terras limianas terminou mais uma história: A velha da canção triste. Bem... cá a esperamos, não é? 

Pormenores de uma das sessões de autógrafos: a maravilha de desvendar um "livro novo".

A Marco Taylor tocou ainda a sessão inaugural do curso de formação docente Percursos de Leitura: Da Cantiga de Roda ao Livro-Objeto, cabendo-lhe a abordagem da temática O livro na sua materialidade: Como nasce e “para que serve” o livro objeto, deixando todos os presentes maravilhados e com sede de mais saber.

Momento da 1.ª sessão do curso de formação docente Percursos de Leitura: Da Cantiga de Roda ao Livro-objeto, na BE António Feijó

A leitura em geral, e a literatura, em particular, são cada vez mais um assunto de TODOS. Quanto mais a descobrimos, mais compreendemos que não podemos viver sem ela. E quanto mais nos deixamos seduzir mais facilmente seduziremos os que estão à nossa volta.

A obra de marco Taylor, pela dimensão humana que carrega, pode ser um excelente ponto de partida. Nunca é tarde. 

Poderão gostar de rever alguns momentos da visita de Marco Taylor às nossas escolas, na nossa página de FB:

EB de Trovela

EB da Feitosa (1)

EB de Gandra

EB da Feitosa (2)

Formação Docente (BE António Feijó)   




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Representações da Liberdade no Clube Leituras ao Desafio

Percursos de Leitura: curso de formação para docentes (15h)

Homenagear a Infância com Luísa Ducla Soares e Daniel Completo