Educação Literária: No rasto da Odisseia

No rasto da Odisseia foi o mote para as sessões de pré-leitura que levamos a efeito durante os meses de janeiro e fevereiro, no âmbito do estudo da obra Ulisses, de Maria Alberta Meneres, e que deu forma a mais um conjunto de sessões Biblioteca à la Carte.
À boleia de Ulisses, com quem seguimos viagem com todas as turmas de 6.º ano, fomos travando conhecimento com outros heróis. Com o mar como pano de fundo, os deuses por companhia, e a viagem como mote, atravessamos séculos de história. Os 500 anos de Camões foram pretexto para um grande salto temporal: da Ilíada aos Lusíadas (tudo se aproveita, tudo se pode ligar).

Ao longo destas semanas, Aquiles, Ulisses, Penélope, Telémaco, seres mitológicos e criaturas marinhas passearam-se alegremente pelos diários de bordo dos nossos marinheiros de 6.º ano. O Diário íntimo de Ulisses ou Novas aventuras da Odisseia bem poderiam constituir títulos para os belíssimos episódios imaginados pelos nossos alunos nesta atividade de pré-leitura para o estudo deste clássico.

Um cenário de leitura tendo por base o Mediterrâneo, levou-nos a travar conhecimento com Homero, a consultar enciclopédias, a refletir sobre os clássicos, a olhar a literatura como arte e as bibliotecas como templos e guardiãs do saber.

Na dinâmica que levamos a efeito, conjugamos leitura e escrita. Assim, mais centradas no conteúdo do que na forma (as correções viriam depois), as páginas dos diários de Ulisses foram crescendo em proporção direta com a curiosidade dos alunos, passando Ítaca a ser um destino muito apetecível na nossa biblioteca.

 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Representações da Liberdade no Clube Leituras ao Desafio

Percursos de Leitura: curso de formação para docentes (15h)

Homenagear a Infância com Luísa Ducla Soares e Daniel Completo