Exposição Internacional de Literatura Infantil

Contextualizada nas comemorações dos 80 anos do fim da segunda guerra mundial, que se assinalou no dia 8 de maio, e no dia da Europa, que se comemora a 9 de maio, está patente na Biblioteca da escola sede, de 12 a 22 de maio 2025, a Exposição Internacional de Literatura Infantil, que reúne um vasto conjunto de obras em várias línguas, e uma galeria de pósteres que permite uma viagem pelos países de origem dos alunos que, vindos de fora, escolheram Ponte de Lima e a Escola António Feijó.

Momento de visita à exposição por uma turma de 9.º ano (Parte 2)

Inspirada no legado de JellaLepman, esta ação tem como principal objetivo promover a reflexão sobre a paz, através do diálogo entre os povos, servindo-se de uma linguagem universal: os livros para crianças. 

A visita contempla quatro momentos que se distribuem pelas quatro partes da exposição: 

(1)O legado de Jella Lepman: do fim da guerra à Biblioteca Internacional da Juventude, onde é contada, através de um conjunto de livros, um pouco da história de vida de Jella Lepman; 

(2)Uma ponte de livros infantis: a literatura como veículo de diálogo e construção da paz, onde é apreciado um conjunto de obras de vários formatos, em várias línguas, que geram um intenso momento de diálogo e de descoberta;

(3)Histórias de vida e histórias dos livros: limianos por opção, a galeria de pósteres, cada um contendo uma pequena história de vida de alunos da nossa escola, vindos de 12 países diferentes, acompanhada de autores de literatura infantil do seu país.

(4)Unidos pelas histórias: capuchinhos vermelhos pelo mundo, a última parte da exposição, que reúne um conjunto de versões do conto popular mais conhecido em todo mundo, a representação da universalidade das histórias: o capuchinho vermelho, e que convida os alunos a fazerem parte da experiência de criação.

Diferentes momentos de visitas à exposição por turmas de 7.º ano

Esta exposição integra o projeto Pontes de Letras, Fontes de Saber, que prevê o diálogo linguístico e cultural entre alunos, professores, famílias e comunidade.

Até ao dia 22 de maio, todas as turmas de 2.º e 3.º ciclo participarão numa visita guiada à exposição, podendo a mesma ser visitada por alunos e professores de outras escolas do agrupamento, por famílias e pela comunidade em geral. Esta iniciativa contempla ainda momentos de leitura em voz alta, em várias línguas, e uma ação formativa para docentes, no dia 21 de maio, onde será abordado o tema "O legado de Jella Lepman", pela Dra. Beatriz Serra.

No dia 23 de maio, recortes deste trabalho marcarão presença no stand do agrupamento de escolas António Feijó na VI Feira da Educação, Ambiente e Tecnologia de Ponte de Lima. 

(Abaixo, encontram-se alguns materiais de apoio à atividade.)

Até já!




Materiais de apoio à visista à exposição:

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Pontes de Letras, Fontes de Saber: I Jornada Formativa

Homenagear a Infância com Luísa Ducla Soares e Daniel Completo

Os Livros são a Casa das Palavras