Voluntários aLER+ na EB1 de P.Lima: uma viagem marcada pela aventura

Entre voos, aterragens e algumas derrapagens, se passou o Voluntariado da Leitura na EB1 de Ponte de Lima:  Em VIAGEM!
Chegou ao fim com sabor a maçã... 
soube a pouco...
e, por isso, deixou água na boca...

Momento da última sessão Voluntários da Leitura na EB 1 de P. Lima,
depois de conhecidas
 as Aventuras da Maçã Vermelha


A Soraia Malheiro diz que "chegou tarde"... No entanto, o tempo é sempre relativo, para quem ama e para quem lê, e, sobretudo, para quem ACREDITA! E por cá, 
NÓS ACREDITAMOS!

Deixamos aqui o testemunho da Soraia, a quem muito agradecemos as maravilhosas viagens proporcionadas aos alunos do 3º ano que beneficiaram de tão generoso projeto. 

"Ser uma voluntária… da leitura!
Começou tarde, podia ter começado mais cedo, mas tudo tem um tempo, as palavras é que não, essas são intemporais… e viajantes, foram comigo a Londres onde tinham sotaque british, e voltavam comigo, a este cantinho português com sotaque limiano!
Quando cheguei, eles não imaginavam a quantidade de aventuras que se podem viver, por pegar, cheirar e ler um livro! Já cheiraram um livro? Não descobri melhor aroma até hoje, o cheiro dos livros é o que dá início à aventura!
Certa altura li uma notícia onde alguém disse que não é por acaso que a palavra “livre” e “livro” são tão parecidas e isto faz tanto sentido, porque a liberdade que os livros nos dão é infinita. Nunca sabemos onde vamos e quem vamos encontrar… Foi isto que esteve na base de todas as sessões, tanto fazíamos mantas de retalhos que contam histórias, como travávamos amizade com bandidos que afinal de bandidos nada tinham. Demos à volta ao globo em 80 minutos, e vimos como uma maçã pode "arruinar" uma cidade! Muito mais do que corrigir a maneira de ler ou ensinar a pronúncia correta das palavras, o importante é saborear as aventuras que estes nossos amigos livros nos trazem, o resto vem por acréscimo, e o que vem é uma imensidão de tudo!

Esta imensa paixão pela aventura dos livros pode começar em qualquer altura, qualquer idade, as palavras e as histórias, essas estão sempre lá, à espera. Esperemos que para eles a aventura tenha começado agora!"
Soraia Malheiro, 24 de junho 2017

Momento da sessão dedicada ao Alfabeto dos Países.

E porque promessas são para se cumprir... só nos resta esperar o regresso da Soraia no próximo ano letivo, PARA SEGUIRMOS VIAGEM!



MUITO OBRIGADA!
e ATÉ PARA O ANO!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Homenagear a Infância com Luísa Ducla Soares e Daniel Completo

Representações da Liberdade no Clube Leituras ao Desafio

Percursos de Leitura: curso de formação para docentes (15h)