Escola de Pais | Sessão 4 | Avós e Netos

"Os processos de desenvolvimento e envelhecimento decorrem ao longo de todo o ciclo de vida, cabendo a cada um de nós mudar a forma como pensamos, sentimos e agimos em relação à idade e ao envelhecimento"

Avós e Netos: o contributo da criança para um envelhecimento saudável é o tema que dá corpo à quarta sessão temática da Escola de Pais, a ter lugar no dia 25 de janeiro.

Mais do que pertinente, esta temática nunca foi tão urgente. Num momento em que vimos "confinadas" as manifestações de afeto entre avós e netos, e que se começa a refletir sobre as consequências deste afastamento, esta oportuna sessão constituirá, certamente, um importante contributo para o reforço da qualidade das relações familiares. 


"Na sessão Avós e netos: o contributo da criança para um envelhecimento saudável procurar-se-á, numa primeira fase, esclarecer os conceitos de envelhecimento ativo e saudável. É importante perceber que os processos de desenvolvimento e envelhecimento decorrem ao longo de todo o ciclo de vida e que cabe a cada um de nós mudar a forma como pensamos, sentimos e agimos em relação à idade e ao envelhecimento.

Posto isto, e considerando as dinâmicas familiares atuais, analisa-se o entrecruzar de gerações nos dias de hoje, particularmente no âmbito da relação avós-netos. Os avós têm de facto um papel fundamental na promoção do desenvolvimento das crianças e jovens, estimulando aprendizagens e competências. No entanto, para os mais velhos a passagem de saberes acumulados e aspetos da própria cultura familiar para as gerações mais novas promove também um sentimento muito importante de generatividade/completude.

Por fim, na parte final da sessão, apresentam-se diversas sugestões de atividades para que avós e netos possam partilhar momentos e, deste modo, reforçar a qualidade das relações familiares."

Esta sessão será dinamizada pela Doutora Raquel Gonçalves, docente da Escola Superior de Educação de Viana do Castelo.

Nota biográfica da formadora:

Raquel Gonçalves é doutorada em Política Social pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa; Mestre em Gerontologia Social e Licenciada em Educação Social Gerontológica pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo; e Pós-graduada em Gestão da Qualidade em IPSS pelo Instituto Politécnico do Cávado e Ave.

Os interesses de investigação centram-se nas áreas do desenvolvimento e envelhecimento bem-sucedido, particularmente no domínio da sabedoria, e nas políticas sociais face a eventos de vida potencialmente disruptivos, como sendo a perda de emprego numa fase tardia da vida ativa. Coordena atualmente a referida licenciatura na ESEVC.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Homenagear a Infância com Luísa Ducla Soares e Daniel Completo

Representações da Liberdade no Clube Leituras ao Desafio

Percursos de Leitura: curso de formação para docentes (15h)