Ecos da Semana da Leitura 1 | EB de Trovela

Sob o mote Ler com os Olhos do Coração, a Semana da Leitura 2021 no agrupamento de escolas António Feijó foi, toda ela, uma bela e merecida homenagem a Matilde Rosa Araújo, que, qual fada da beleza, seduziu alunos, professores, e comunidade educativa em geral, com a sensibilidade (e magia, como muitos referiram) da sua escrita.

Na EB de Trovela, o trabalho realizado ao longo deste trimestre em torno da obra de Matilde culminou com a personalização do tradicional painel que nos acolhe à entrada da escola, anunciando o palpitar da poesia que, um pouco por toda a escola, se manifesta, revelando o poder e os efeitos da escrita criadora. 


E, como quem canta um hino à infância, porque Matilde nunca perdeu a capacidade de olhar o mundo com olhos de criança, o Dia da Criança, comemorado também nesta Semana da Leitura, foi assinalado com a pintura de um mural, no exterior da escola, que a todos lembrará a vida e a obra deste nome maior da Literatura Infantil portuguesa.




Um registo que revela uma clara apropriação da obra de Matilde Rosa Araújo, onde não faltam os elementos mais emblemáticos da sua escrita: o verde e a infância.


A EB de Trovela e a EB da Feitosa, num espírito de partilha de boas práticas, integraram ainda a Mesa-Redonda O Projeto Educativo na Prática, no âmbito das III Jornadas Pedagógicas António Feijó. O testemunho partilhado, profusamente ilustrado com múltiplos exemplos de trabalhos realizados contribuirá, certamente, para a consolidação da (nova) abordagem à Educação Literária apresentada.

Bem hajam!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Homenagear a Infância com Luísa Ducla Soares e Daniel Completo

Representações da Liberdade no Clube Leituras ao Desafio

Percursos de Leitura: curso de formação para docentes (15h)