Ecos do Mês do Livro | Centenário de Saramago

As comemorações em torno do Centenário de Nascimento de José Saramago foram o tema central da nossa Semana da Leitura, integrada no Mês do Livro.

Conhecer o autor e a obra do nobel português da literatura era o nosso desafio.

Pormenores de algumas exposições

Começamos pela formação docente em contexto, com a ACD Navegar na Palavra e Ancorar no Silêncio: À Descoberta de Saramago, e daí partimos para o terreno. Um terreno que começou bem cedo a ser preparado... tendo mostrado os seus frutos na Semana da Leitura, e partilhado a colheita na Mesa de Partilha de Boas Práticas que integrou as IV Jornadas António Feijó.

Momento da Mesa de Partilha de Boas Práticas,
 integrada na componente formativa das IV Jornadas António Feijó:
 Patrícia Alves, Cristina Araújo e Mónica Barros apresentam a comunicação
 "Será possível dar a conhecer José Saramago a alunos do 1º CEB?


O trabalho desenvolvido teve por base, essencialmente, os domínios da Educação Literária, da Leitura e da Escrita, e envolveu competências no âmbito das diferentes literacias.
No 1º CEB, do 1º ao 4º ano, o trabalho desenvolveu-se a partir de uma seleção de excertos da obra As Pequenas Memórias, do conjunto da obra de José Saramago e dos álbuns A Maior flor do mundo, o único texto que Saramago escreveu para crianças, O Silêncio da Água e Lagarto, álbuns elaborados a partir de excertos das obras As Pequenas Memórias e A Bagagem do Viajante, respetivamente.


Trabalho realizado por alunos de 1º ano, a partir da obra As Pequenas Memórias:
 "A escola de Zezito Saramago"

Enquanto os alunos mais novos encetavam uma viagem pela infância de Saramago, com paragens em casa dos avós Jerónimo e Josefa, na escola primária (exemplo acima) e nas paisagens que povoavam as margens do Almonda, os alunos mais velhos descobriam curiosidades do autor (e do homem), e envolviam-se na descoberta da sua obra, tornando-se, também eles, criadores. Nas imagens abaixo podemos ver dois exemplos de trabalhos realizados com base em alguns dos títulos mais conhecidos do nobel português da literatura.

Trabalho realizado por alunos do 3º ano: "da capa ao miolo":
os alunos foram convidados, a partir de diferentes títulos de Saramago,
a elaborar a capa e e uma possível narrativa.

Trabalho realizado por alunos do 3º ano: "da capa ao miolo":
produto final.


Trabalho realizado por alunos de 4º ano,
criação de uma narrativa integrando os vários títulos de Saramago fornecidos

Ao nível da escrita, foram ainda realizadas sinopses improváveis, abecedários saramaguianos e acrósticos, que, ao longo da semana da leitura, juntamente com interessantes painéis "Sabias que?", com múltiplas curiosidades sobre o autor, desafios transformados em descobertas, e outros inusitados achados, como Saramagos na cozinha ou a Flor da Liberdade, transformaram algumas das nossas escolas em verdadeiros mananciais de saber, abertos à comunidade.

Pormenores de exposição:
desafios e recriações em torno de O Silêncio da Água

Mas não foi tudo! Saramago foi ainda alvo de tertúlias entre turmas, que partilharam entre si as descobertas sobre o autor, o homem e a obra, e de sessões de leitura à volta das obras destinadas ao público infantil: as três edições de A Maior Flor do Mundo, O Silêncio da Água e Lagarto, momentos desencadeadores de um interessante diálogo sobra ilustração, quer ao nível das diferentes técnicas, cores e traço, quer sobre o papel desta componente do livro. Destas sessões nasceram ainda alguns trabalhos bem originais que tiveram por base a ilustração "ao jeito de...", que podemos ver nos exemplos abaixo.

Momento de uma das sessões realizada com turmas de 1º CEB


Exemplo de trabalhos realizados a partir da sugestão "ilustrar ao jeito de"


Exemplos de trabalhos realizados a partir da sugestão "ilustrar ao jeito de":
é possível perceber a diversidade de técnicas utilizadas
(colagem, pintura, desenho...)

Na escola sede acolhemos a exposição Saramago, o Nobel da Literatura, cedida pelo município, e integramos nas nossas ofertas de Biblioteca à la Carte a oficina de escrita Em busca do silêncio da água: através de um conjunto de experiências de escuta, leitura e escrita (criadora), os alunos puderam mergulhar na vida e obra de Saramago (falamos de uma dessas oficinas AQUI), o homem-rio.

Pormenores da exposição na escola sede.

A inesgotabilidade de possibilidades oferecidas pela literatura ficou, uma vez mais, bem patente, na multiplicidade de trabalhos realizados nos diferentes níveis de ensino. Uma experiência que, nas palavras dos docentes envolvidos, se revelou uma agradável surpresa, tendo proporcionado aulas de grande envolvimento, descoberta, partilha de saberes e (autêntica) construção de conhecimento.

Parece-nos, pois, que celebrar centenários poderá ser um possível "segredo" para nos deixarmos seduzir pelas maravilhas da literatura e para ousarmos experimentar algumas metodologias ativas no domínio da educação literária.

P.S. Quem não se recorda  da Semana da Leitura 2021, Ler com os olhos do Coração, dedicada ao centenário de Matilde Rosa Araújo? Revisitem AQUI.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Representações da Liberdade no Clube Leituras ao Desafio

Leituras ao Desafio - Clube de leitura para docentes e não docentes: ação em destaque a Ler mais e melhor 2024

Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril