Semana da Leitura 2023
Com Bambi, no Rasto do Património Popular Português é o mote da Semana da Leitura 2023 nas escolas de António Feijó.
No presente ano, as comemorações da Semana da Leitura terão lugar entre 24 e 29 de abril. Tendo com pano de fundo o centenário de Bambi, uma vida nos bosques, do austríaco Felix Salten, esta semana integrará também a visita, às escolas do agrupamento, de Conceição Vicente e de Alexandre Parafita, cujas obras permitem um cruzamento quer com aquele clássico da LIJ, quer com o tema aglutinador de projetos, (Des)cobrindo as Raízes.
A preparação deste momento alto da leitura, no agrupamento, começou já no final do mês de fevereiro com a ACD 100 anos de Bambi: descobrir as Raízes com os Clássicos da LIJ. As estratégias que os docentes experimentaram nesta ACD começaram logo a ser levadas para a sala de aula, dando lugar a experiências e descobertas que fascinaram miúdos e graúdos:
![]() |
Momentos da atividade Chá com Clássicos em diferentes escolas do agrupamento, com alunos do 1º. CEB |
A atividade Chá com Clássicos (imagem acima), conduziu à descoberta do conceito de "clássico", associando-o ao livro, estratégia que foi complementada com uma inusitada experiência: inventando novos clássicos, que nos trouxeram títulos como:
Esta atividade permite o trabalho em torno de elementos como capa, título e sinopse, peritextos que favorecem uma progressiva familiarização com a cultura do livro. Na imagem abaixo podemos ver alguns "minilivros", elaborados a partir desta estratégia.
No 2º e no 3º CEB, este clássico da LIJ foi trabalhado em contexto de Biblioteca à la Carte, numa interessante oficina de escrita, No Rasto de Bambi, tendo ainda sido abordadas as questões da adaptação da obra ao cinema, aspetos da ilustração (comparando edições) e da tradução.
Outros momentos de 100 anos de Bambi, Biblioteca à la Carte, podem ser revisitados AQUI e AQUI.
A floresta da Europa Central, cenário do clássico de Salten oferece um excelente contexto (e pretexto) para cruzarmos os clássicos com autores da literatura infantojuvenil contemporânea, cuja obra também tematiza o bosque, como é o caso de Conceição Vicente e de Alexandre Parafita. Trabalho que poderemos conhecer, certamente, na Semana da leitura que se avizinha.
Comentários
Enviar um comentário