Em 2022/2023 vamos (Des)cobrir as Raízes

É à luz deste sugestivo tema que o Plano de Atividades das Bibliotecas Escolares de António Feijó se desenrolará ao longo deste promissor ano letivo, o segundo ano de vigência do Projeto Educativo A minha Escola é o Mundo, um projeto que tem como principal linha de força dar voz ativa ao aluno e torná-lo interventivo, agente de transformação e mudança, a partir dos múltiplos contextos e ambientes de aprendizagem.

Principais destaques do PAA da Biblioteca António Feijó

Este tema cruza a proposta da ONU, que decretou 2022/2023 como Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável com os quatro Eixos do Projeto Educativo - Consciência Ambiental, Aprendizagens Ativas, Voz do Aluno e Aprendizagem ao longo da vida, e integra questões emergentes como as Migrações (decorrente, sobretudo, do atual contexto de guerra) e o Envelhecimento (a ONU decretou 2021-2030 como a Década do Envelhecimento Saudável).

Pormenor da entrada da BE António Feijó no arranque do ano letivo.
Conseguem descobrir "um cheirinho" das Feiras Novas?

Paralelamente, encontramo-nos a comemorar os 15 anos aLer+ em Família no agrupamento de escolas António Feijó, e, por isso, a Família será um dos nossos principais focos de atenção (e de ação).

Neste sentido, daremos continuidade a projetos como a Leitura em articulação com a Família, este ano com o tema / lema Tecer Histórias Remendar Memórias e às sessões de Literacia Familiar (on-line), voltaremos a dinamizar presencialmente o Programa ELF (Educação Literária na Família); estará de regresso ao nosso agrupamento a Escola de Pais (III Edição), que funcionará em regime híbrido; e continuaremos a prestar o habitual apoio de aconselhamento de leituras, para pais e filhos (e comunidade em geral), que passa a designar-se de SAL (Serviço de Aconselhamento de Leituras) com atendimento presencial e on-line, ancorado na nossa Biblioteca especial para Pais.


Atendendo ao enorme sucesso que das sessões de Iniciação à Filosofia para crianças e jovens, que iniciamos o ano letivo anterior, vamos reforçar este projeto, tentando, através da formação / preparação de um grupo de docentes para replicação de sessões, chegar a um maior número de crianças e alunos. (Recordamos que esta foi a prática a que demos destaque no âmbito do nosso projeto aLer+2027)

Momento de sessão de FpC com grupo da EPE

Continuaremos a apostar fortemente na Formação Docente em Contexto, que este ano versará, entre outros temas, sobre os Clássicos da Literatura Infantojuvenil, em homenagem ao nosso querido Bambi (Felix Salten) que completará 100 anos em 2023. Este clássico, porque encontra forte eco no nosso tema aglutinador de projetos, constituirá a base temática da nossa Semana da Leitura 2023, que terá lugar em abril, e que contará com a presença de dois simpáticos nomes da literatura para a infância em Portugal, que muito têm feito pelo património lendário do nosso país: Alexandre Parafita e Conceição Vicente. 

No âmbito concreto da sustentabilidade, voltaremos o grande especialista em abelhas, Paulo Santos, que nos levará à descoberta do Douro Vinhateiro à boleia da nossa já conhecida amiga Cuscas.

Continuaremos a contar com a nossas Voluntárias da Leitura, a Susana Corvas e a Marília Malheiro,  e voltaremos a associar-nos ao projeto Histórias d'Ajudaris, que terá como tema A Água.


E, este ano, daremos ainda início ao projeto Da Cantiga de Roda ao Livro Objeto,  selecionado pela rede de Bibliotecas Escolares no âmbito da candidatura Leituras com a Biblioteca 2022, um excelente caminho para (re)descobrir raízes.

Tomará forma o projeto Escola a Ler, nas valências Leitura Orientada, Vou levar-te comigo e Ler para Pensar, que passará sobretudo pelas dinâmicas da nossa Biblioteca A La Carte, aposta que continuará em alta!



E, à semelhança do que todos os anos acontece em Outubro, o nosso MIBE (Mês Internacional das Bibliotecas Escolares) faz as honras de abertura deste promissor ano, com aquele que é um dos maiores nomes da Literatura infantil e juvenil em Portugal, e cujo último trabalho não poderia cruzar melhor a comemoração dos nossos 15 anos aLer+ em Família com o mote do MIBE 2022: Leituras para a paz e Harmonia Global: António Mota é o nosso primeiro convidado do ano!


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Homenagear a Infância com Luísa Ducla Soares e Daniel Completo

Representações da Liberdade no Clube Leituras ao Desafio

Percursos de Leitura: curso de formação para docentes (15h)