Histórias d'Ajudaris: janelas para outros mundos

Este é um daqueles projetos que veio para ficar, pois o que é bom permanece. Desde 2013 que as Histórias d'Ajudaris integram o nosso Plano de Atividades, cruzando-se com os diferentes temas que vão guiando a nossa prática letiva / educativa, o que se revela muito fácil, pois não há nada mais transversal do que a solidariedade, a leitura e a escrita: os ingredientes destas histórias.


No ano que agora finda, os nossos alunos viram, uma vez mais, publicados os seus textos num belo livrinho: as Histórias d'Ajudaris 21, que tiveram como mote "Se eu fosse", e que permitiram trabalhar aquele que era o tema em desenvolvimento nessa data: O homem e a natureza em busca do equilíbrio.

Texto EB Feitosa


Um conjunto de quatro textos bem diferentes entre si, onde é possível verificar o poder da criatividade. 
Enquanto os meninos da EB da Feitosa se debruçaram sobre questões decorrentes dos direitos da criança, concretamente sobre o trabalho infantil (recorde-se que em 2021 comemorávamos o ano internacional para a eliminação do trabalho infantil) (imagem acima), os meninos da EB de Ponte de Lima brincavam com os animais, aplicando conhecimento sobre a diversidade da fauna (imagem abaixo).

Texto EB Ponte de Lima

Sob o mote "Se eu fosse", os meninos da EB da Ribeira sonharam com profissões, flores e fadas (imagem abaixo), enquanto os meninos da EB da Gandra elaboraram um original roteiro de viagem, com paragem em 23 países, proporcionando ao leitor uma original e deliciosa volta ao mundo (imagem abaixo).

Texto EB Ribeira

Quando os livros chegam às escolas, uma das maiores curiosidades é descobrir como é que o texto foi ilustrado, pois a ilustração é já uma primeira interpretação e leitura do texto. E os alunos não costumam ficar desiludidos. 
Nesta edição, destacamos a nota de humor presente na ilustração de Vicente Sardinha, que podemos ver na imagem abaixo, muito apreciada pelos autores de Crianças do Mundo (a partir de Portugal, segundo o ilustrador).

Texto EB Gandra

O acolhimento que este projeto tem junto da comunidade educativa reflete-se não apenas na continuidade do projeto, ano após ano, como também no número significativo de vendas do livro junto da comunidade. No presente ano conseguimos apurar 1 095,00 euros, donativo que reverte inteiramente para apoio aos projetos d'Ajudaris relacionados com a luta contra a pobreza e exclusão social.

Certificado Ajudaris


Em 2022, o desafio foi escrever sobre a Água, um tema emergente com forte eco na Agenda 2030 e no nosso novo Projeto Educativo, cujo 1º eixo é, precisamente, a Consciência Planetária.

O agrupamento voltou a dizer PRESENTE, tendo sido elaborados mais cinco textos inéditos, que esperamos ver publicados na edição Histórias d'Ajudaris 22: Abecedário da Água (EB de Gandra), Nuvem dá-me água (EB Ponte de Lima), Água, um amor fresco (EB da Ribeira), Um mundo melhor (EB da Feitosa) e Água (EB de Trovela), mais um conjunto bem diversificado, onde marca presença a poesia, a narrativa e o abecedário literário.

Contracapa do volume que contém as nossas histórias 2021,
com mensagem da presidente,
Dra. Rosa Mendes Vilas-Boas

Mais informações sobre os projetos d'Ajudaris podem ser consultadas em ajudaris.org

Sobre a participação do agrupamento em edições anteriores das histórias d'Ajudaris:


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Homenagear a Infância com Luísa Ducla Soares e Daniel Completo

Representações da Liberdade no Clube Leituras ao Desafio

Percursos de Leitura: curso de formação para docentes (15h)