Foram 10 dias a percorrer o mundo, à boleia dos livros!
A nossa 1.ª exposição de literatura infantil foi um verdadeiro sucesso!
Ao longo de duas semanas, a Biblioteca António Feijó foi palco de conversas, reflexões e descobertas pelos alunos do 2.º e 3.º ciclos. Muito perto de 800 alunos passaram pelas quatro estações desta exposição, experimentando o poder da literatura infantil, enquanto fonte de conhecimento, ponte para o diálogo e encontro com o Outro.
Alguns momentos desta atividade podem ser revisitados AQUI, AQUI e AQUI.
![]() |
Cartaz-Cenário na VI Feira da Educação, Ciência e Tecnologia de Ponte de Lima, onde esteve patente um recorte desta exposição. |
Um olhar sobre os temas e discursos da Literatura para a Infância e Juventude, onde temas difíceis como a guerra, o holocausto e outras realidades sociais tomam parte, foi um dos momentos que mais agradou aos nossos adolescentes, que também se disseram fascinados com a história de Jella Lepman.
Rosa Branca, A História de Érika e Ferdinando, o touro, foram três dos títulos que mais marcaram os nossos alunos, que consideraram que a literatura infantil os ajudava a conhecer melhor a História e a compreender melhor algumas questões.
Paralelamente, conhecer e ter tido oportunidade de folhear e conversar sobre livros em diferentes línguas, diferentes formas de escrever (outros alfabetos, outros códigos escritos), representando clássicos, contos populares, temas atuais, em formatos que são verdadeiras obras da engenharia do papel, foi outro dos momentos destacados pelos participantes.
![]() |
Reportagem publicada no Semanário Alto Minho sobre a Exposição Internacional de Literatura Infantil |
No último dia da exposição recebemos a visita do Jornal Alto Minho que acompanhou uma das visitas guiadas com uma turma de 8.º ano, tendo entrevistado alunos e professores participantes. Parece-nos que resultou num belo retrato desta atividade (artigo na imagem acima).
Os professores do AEAF tiveram ainda oportunidade de participar numa sessão formativa com a Dra. Beatriz Serra, membro do IBBY Brasil, sobre a incontornável figura de Jella Lepman e as inúmeras iniciativas que, um pouco por todo o mundo, vão tendo lugar, na senda do seu legado.
Terminamos esta viagem na VI Feira da Educação, Ciência e Tecnologia, com um recorte da nossa exposição, que pôde, assim, ser apreciada publicamente. Para onde formos, os livros, enquanto pontes para o diálogo e caminho para a paz, irão connosco!
A Biblioteca Escolar agradece a todos os que colaboraram nesta iniciativa, nomeadamente aos alunos e suas famílias, que gentilmente emprestaram livros em diferentes línguas para a exposição; aos professores que disponibilizaram o seu acervo pessoal; aos nossos alunos vindos de fora, que generosamente partilharam as suas histórias de vida para integrar a galeria de pósteres representativos das diferentes nacionalidades do nosso agrupamento; à Dra. Beatriz Serra, pela inspiradora sessão de partilha para os nossos docentes; e a todos os que acompanharam os nossos alunos nesta viagem pela história, pelos livros e pelo mundo!
Comentários
Enviar um comentário