Cidadãos do Mundo é o lema para 2025/2026

Em 2025/2026 iniciamos um novo ciclo: um novo Projeto Educativo (PE), que tem como tema Caminhos para a Paz, decorrendo deste documento o tema aglutinador de projetos Cidadãos do Mundo, que norteará a nossa atuação ao longo deste primeiro ano de vigência do PE.

O Plano anual de atividades BE cruza os pressupostos que emanam destes documentos com as prioridades que a Rede de Bibliotecas Escolares definiu para o presente ano, à luz do tema transversal Conhecer & conviver, biblioteca, espaço de bem-estar.


Os diferentes projetos da BE são, neste sentido, ajustados de modo a adequar a ação às prioridades superiormente definidas. 
Daremos continuidade a projetos em desenvolvimento, renovaremos outros e ainda veremos novos projetos nascer.

Terá continuidade o projeto anual de leitura em articulação com a família, que no presente ano se designará Um mundo de Histórias, a desenvolver junto de todas as famílias de crianças e alunos da EPE e 1.º CEB.

Continuaremos a aposta na Formação em contexto, para docentes e não docentes, que acontecerá ao longo do ano, formal ou informalmente, em diferentes momentos e contextos, encontrando-se a primeira ação para docentes agendada já para 8 de outubro, no âmbito do MIBE.


Pontes de Letras, Fontes de Saber, um projeto de parceria com o colégio Rosalía de Castro em Xinzo de Límia, que iniciamos no ano letivo anterior, que envolverá alunos, docentes e família, e que em 25/26 incidirá sobre a temática ambiental.

Igualmente iniciados em 24/25, terão continuidade o Clube de Escrita e o Almanaque António Feijó, duas iniciativas especialmente voltadas para o desenvolvimento de competências de escrita.

Histórias da Ajudaris, que contará com o Ambiente como tema para 2026, Educação Literária & Filosofia para Crianças, e Biblioteca à la Carte, são alguns dos clássicos das BE António Feijó que se manterão neste novo ano.

Especialmente vocacionados para as famílias, daremos continuidade aos projetos LER fora da Escola, que este ano levaremos para a EB de Gandra e no qual integraremos o programa ELF, o Serviço de Aconselhamento de Leituras, e, como novidade, o projeto Uma Manta e um Livro, que apresentamos AQUI, e que iniciamos AQUI.

Novidade é também o projeto Leituras Verdes para uma Escola da Natureza, que desenvolveremos com maior sistematicidade na EB de Gandra, mas que alargaremos, progressivamente, a todo o agrupamento.

As Bibliotecas de Recreio, que começaram a marcar presença nos espaços exteriores das EB de 1.º CEB no ano letivo anterior, serão também alargadas a outras escolas do agrupamento e conhecerão novas dinamizações.

Em parceria com os departamentos da EPE e do 1.º CEB, continuaremos a apoiar os projetos Laboratórios de Histórias e Laboratórios de Leitura, respetivamente.

Das atividades decorrentes destes projetos iremos dando conta nas RS (FB e IG) da BE, assim como no diário de bordo a Ler mais e Melhor, Todos os Caminhos vão dar aos livros.

Acompanhem-nos!


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Pontes de Letras, Fontes de Saber: I Jornada Formativa

Uma manta e um livro: Biblioteca Escolar alarga o apoio à família

Homenagear a Infância com Luísa Ducla Soares e Daniel Completo