Centenário de Vasco Granja inspira oferta inaugural Biblioteca à la Carte
Integrada nas comemorações do Mês Internacional da Biblioteca Escolar 2025, a sessão Vasco Granja, histórias para além das estantes, de e para cidadãos do mundo, marcou as ofertas Biblioteca à la Carte (BALC) 25/26, na BE António Feijó.
Gostamos de centenários. Pela BE António Feijó, é hábito aproveitarmos efemérides para conceber e dinamizar ofertas de aprendizagem, como é o caso da BALC. O centenário de nascimento de Vasco Granja, aliado ao tema MIBE 25, ao tema aglutinador de projetos 25/26 - Cidadãos do Mundo, e ao gosto e interesse pessoais da coordenadora do Plano Nacional de Cinema no AEAF, a professora Ana Margarida Luciano, ofereceu o contexto ideal para a realização de uma exposição biográfica sobre o pai da Pantera cor-de-rosa.
Pela BE António Feijó passaram, ao longo da segunda quinzena de outubro, mais de duas centenas de alunos do 3.º CEB, em grupo-turma, para visitas guiadas à exposição, acompanhadas de sessões de apresentação da vida e obra do autor, dando corpo à primeira oferta BALC do ano.
As sessões estiveram a cargo da professora Ana Margarida Luciano, que percorreu com os alunos episódios da vida do homem que trouxe para Portugal o Cinema de Animação, tendo marcado diferentes gerações.
Do importante papel que teve enquanto divulgador de desenhos animados na RTP (responsável por 1040 programas), passando pela militância no partido comunista e pela prisão, a vida desta importante figura nacional foi uma oportunidade para dar a conhecer aos nossos jovens um pouco da história do cinema de animação em Portugal, das suas raízes e da sua evolução.
Pequenos excertos de História de uma Cadeira, Vau Vau, Professor Baltazar, Pantera Cor-de-Rosa e Perna Longa ilustraram as sessões, tendo aberto a reflexão e a conversa a temáticas tão diversas como o Cinema mudo, a Arte (não apenas a sétima, como todo o conjunto), a diversidade linguística, a violência nos desenhos animados, os caminhos para a paz (tema do novo projeto educativo do AE) e ainda sugerido uma interessante volta ao mundo para uma possível cartografia dos desenhos animados.
Esta efeméride coincidiu, ainda, com a publicação do livro Asterix na Lusitânia, um ótimo pretexto para uma reflexão em torno deste e de outros clássicos da Banda Desenhada.
Poderás gostar de ver outras exposições baseadas em efemérides, que deram lugar a interessantes sessões Biblioteca à la Carte, como esta que levamos a efeito na passagem dos 80 anos sobre o fim da segunda guerra mundial.


Comentários
Enviar um comentário