O lugar dos afetos | Escola de Pais - Sessão 3

Vários estudos têm mostrado que, em geral, as crianças pequenas apresentam níveis elevados de motivação para aprender que tendem a decrescer sistematicamente ao longo da escolaridade.  Também existem muitas evidências sobre o papel da motivação e os seus efeitos no empenho, realização e bem-estar psicológico. Vamos refletir sobre estes fenómenos, analisando os “ingredientes” da motivação e identificando formas de apoiar o seu desenvolvimento.



O lugar dos afetos no desenvolvimento da curiosidade e da motivação é o tema da sessão 3 da Escola de Pais, a ter lugar na próxima segunda-feira, dia 11 de janeiro, e estará a cargo da Doutora Teresa Gonçalves, docente da Escola Superior de Educação de Viana do Castelo e Pró-Presidente IPVC [Inovação Pedagógica].

No seguimento do tema tratado na sessão 2, cuja tónica foi colocada na importância do movimento e da atividade ao ar livre, em qualquer estação do ano, o assunto que dá corpo a esta sessão promete enriquecer o leque de sugestões para um crescimento harmonioso e equilibrado. Crianças curiosas serão, certamente, crianças mais felizes.

Nota Biográfica da Formadora:

Maria Teresa Martins Gonçalves é Licenciada em Psicologia pela Universidade do Porto, Mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e Doutorada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Em investigação, manifesta interesse por áreas como: Desenvolvimento Humano; Motivação em contextos escolares; Coping académico; Realização Académica e Formação de Professores.

Até lá!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Homenagear a Infância com Luísa Ducla Soares e Daniel Completo

Representações da Liberdade no Clube Leituras ao Desafio

Percursos de Leitura: curso de formação para docentes (15h)