Ecos da Semana da Leitura 3 | EB de Gandra

Na EB de Gandra, a homenagem a Matilde Rosa Araújo materializou-se num conjunto de trabalhos e de atividades que fizeram desta semana uma festa: a festa da leitura!

A obra de Matilde prestou-se, efetivamente, a trabalhos e a momentos muito interessantes, que passaram por um original exercício de imaginar a "infância de Matilde", que assinalou o dia da criança; pela recitação de poesias, pela recriação de "Memórias de Matilde"... 

Momentos Semana da Leitura na EB de Gandra

Uma original "coleção" de marcadores de livro a lembrar este centenário, foi elaborada com base na leitura da obra da autora, comprovando o efeito deste "Ler com os olhos do Coração", mote da nossa semana da leitura 2021

 



Algumas das nossa escolas contaram com a preciosa colaboração do professor Agostinho, que se associou a esta festa, com um interessante trabalho musical, que permitiu uma experiência de intertextualidade com a belíssima obra de Matilde, O Capuchinho Cinzento. Aqui fica um desses momentos na EB de Gandra.


O trabalho desenvolvido em torno da obra de Matilde tem rasgado muitos sorrisos entre grandes e pequenos leitores. O testemunho da professora Patrícia sintetiza muito bem este efeito:

"Estes trabalhos, além de divertidos, contribuíram muito para as aprendizagens dos alunos. Agora já procuram no manual de português, poemas de Matilde Rosa Araújo e já encontraram alguns. Ficam tão felizes!..." 

Bem hajam!

Outros ecos da Semana da Leitura:

EB de Trovela

EB Feitosa

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Homenagear a Infância com Luísa Ducla Soares e Daniel Completo

Percursos de Leitura: curso de formação para docentes (15h)

Representações da Liberdade no Clube Leituras ao Desafio