Ecos da Semana da Leitura 2 | EB da Feitosa

A semana da leitura  na EB da Feitosa começou a ser preparada bem cedo, logo no início do trimestre, como quem planeia, com prazer, uma grande festa de aniversário: o centenário de nascimento de Matilde Rosa Araújo. Foi assim que as crianças desta escola descobriram Matilde e se deixaram seduzir pela magia da sua escrita.

Visita à Feira do Livro é acompanhada por
degustação de poesia de Matilde

A obra de Matilde Rosa Araújo foi a base de todo o trabalho desenvolvido no domínio da Educação Literária, ao longo do trimestre. Partindo dos fundamentos do Programa de Leitura Fundamentado na Literatura (metodologia que privilegiamos e que tem dado corpo a algumas das nossas ACD), alunos e professores envolveram-se ativa e entusiasticamente no estudo de um vasto conjunto de textos da autora que homenageamos. Os trabalhos que, ao longo desta semana, encheram de cor diferentes espaços da EB da Feitosa, são prova da gratificação que todos sentiram ao longo destes meses.

Pormenor da exposição patente na Biblioteca Escolar


Pormenor da exposição patente na Biblioteca Escolar

A inesgotabilidade da escrita de Matilde manifestou-se também nos fantásticos livros-objeto que a escola elaborou, em resposta ao desafio lançado pelo PNL2027, no dia Internacional do Livro Infantil.

Pormenores de alguns dos livros-objeto elaborados

E porque quem experimenta a alegria da descoberta deseja que todos a possam sentir, a EB da Feitosa e a EB de Trovela, participaram ainda na mesa-redonda o Projeto Educativo na Prática, que integrou as III Jornadas Pedagógicas António Feijó, partilhando as suas experiências e o seu testemunho com toda a comunidade docente do agrupamento, tendo elevado, consideravelmente, os riscos de alastramento desta pandemia literária.
Bem-hajam!

Outros Ecos da Semana da Leitura:

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Homenagear a Infância com Luísa Ducla Soares e Daniel Completo

Representações da Liberdade no Clube Leituras ao Desafio

Percursos de Leitura: curso de formação para docentes (15h)