Um Goricavalante inspirador

Quando durante o MIBE 23, as nossas crianças trabalhavam a obra de António Manuel Couto Viana, Quem gosta de Animais cresce mais, e recebiam a visita de Inácia Cruz (falamos deste assunto AQUI), estávamos longe de imaginar que as criações dos nossos alunos pudessem inspirar escritores...

O Goricavalante e alguns dos livros de Conceição Vicente com animais dentro, rodeados pelos criadores do inusitado bicho.

Mas aconteceu.
Lembram-se dos animais inventados, que foram povoando as nossas Bibliotecas Escolares em outubro? E do Hipogaiossauro Goricavalante que os meninos do JI de Rebordões Souto construíram? Pois é.
A nossa querida amiga Conceição Vicente, que nos visitou em abril passado, não resistiu a responder, em forma de poema, à questão que deixamos no ar: O que é um GORICAVALANTE?

O GORICAVALANTE

não é um bicho pedante.

É o orgulho na família

que o faz tão importante.

 

Avôs, contamos-lhe três:

um trepador bem roliço,

um corredor aguerrido

e o outro nem por isso!


Trepa às árvores a galope,

faz “dressage” na ramagem

e viaja em caravana

assinalando a passagem.

 

Se o virem por aí,

não se assustem. Nada disso!

Se ele não estiver de tromba,

não faz mal a um aranhiço!

(Conceição Vicente)

Aproveitamos esta criação "de mesa de café" (foi ele quem contou) da autora, que deixou os meninos do JI muito felizes (e orgulhosos), para dar a conhecer a este público de palmo e meio algumas obras de Conceição Vicente com animais dentro... e ainda nos divertimos rimando e cantarolando a sua vaca leiteira (sobretudo porque promete dar leite com chocolate).

Depois do Natal, quem sabe estes meninos não se inspiram nos animais dos livros da nossa amiga Conceição Vicente para inventarem um novo animal?




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Representações da Liberdade no Clube Leituras ao Desafio

Percursos de Leitura: curso de formação para docentes (15h)

Homenagear a Infância com Luísa Ducla Soares e Daniel Completo