Ecos da Semana da Leitura 4 | EB de Ponte de Lima

Pela EB de Ponte de Lima, a poesia de Matilde Rosa Araújo não se conteve dentro da sala de aula, e nem dentro dos muros da escola. A poesia saiu à rua e o Parque da Vila foi o lugar escolhido para ler Poemas ao Jeito de..., uma atividade que, um pouco por todo o agrupamento, agradou MUITO aos nossos alunos. Aqui fica um breve registo de um desses momentos, pela voz dos alunos do 3º ano. 

Os vários espaços da escola que se viram embelezados com trabalhos de escrita criadora, inspirados na obra de Matilde, são, claramente, um dos efeitos de Ler com os olhos do Coração, o mote da nossa Semana da Leitura.

Pormenor da exposição de Poesia ao jeito de...


Pormenor da exposição de Poesia ao jeito de...

Uma bela experiência, onde se aliam algumas ferramentas digitais à poesia, resultou neste interessante trabalho POEMAS AO JEITO DE, onde é possível conhecer de modo mais detalhado todo o processo até ao produto final. A cereja no topo do bolo é a poesia dita pela voz das crianças (a tão amada infância de Matilde). (Para aceder ao trabalho, clicar na hiperligação).


POEMAS AO JEITO DE

Os alunos mais novos também experimentaram esta nova abordagem à Educação Literária e também fizeram experiências de escrita criadora. Partindo da obra Anjos de Pijama, podemos ver abaixo o processo criativo de um acróstico intitulado Felicidade, que, curiosamente, é também um título de um poemas de Matilde, que integra a coletânea As Fadas Verdes.

Pormenor do processo

Um trabalho particularmente curioso é esta análise "Semelhanças entre as duas histórias", uma interessante experiência de literatura comparada para pequeninos. O trabalho foi realizado com alunos de 1º ano e teve por base duas das narrativas de Matilde: O Palhaço Verde e História de uma Flor.

Experiências múltiplas de escrita criadora: poemas ao jeito de...,
Acróstico e "Literatura Comparada para pequeninos"


À semelhança do que aconteceu noutras escolas, a atividade de mergulhar na obra de Matilde com um banho de títulos, e escrever a partir dos mesmos, agradou imenso, sobretudo aos alunos mais velhos, cujo domínio das competências de escrita lhes permite uma considerável destreza e liberdade neste desafio. Os textos que reproduzimos abaixo, elaborados por alunos do 4º ano, são um claro exemplo do envolvimento dos alunos na atividade.


O aniversário de Matilde é no próximo dia 20, e esta é, sem dúvida, a melhor forma de a homenagearmos.

Bem hajam!

Outros ecos da Semana da Leitura:

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Homenagear a Infância com Luísa Ducla Soares e Daniel Completo

Representações da Liberdade no Clube Leituras ao Desafio

Percursos de Leitura: curso de formação para docentes (15h)