E@D e organização do tempo em família | Escola de Pais | Sessão 5 | Aula Aberta

No dia em que retomamos a atividade letiva na modalidade de Ensino à Distância, o tema da sessão na nossa Escola de Pais não poderia ser mais adequado. 

E, por isso, decidimos abrir esta sessão a todos os pais interessados, que devem, para o efeito, preencher o formulário de contacto desta página (menu à direita), para que possamos enviar o link de acesso à sessão, que decorre no dia 8 de fevereiro às 19h (duração prevista de 1h e 15m). 

Neste encontro, a Doutora Fátima Pereira propõe uma reflexão sobre a importância e as possibilidades da organização do espaço e do tempo em família para uma gestão o mais equilibrada possível entre vida familiar e a Escola em casa, acompanhada de um conjunto de estratégias, onde se valoriza o lúdico e o lado informal da aprendizagem.

Foto: Getty Images

"A situação de pandemia que temos vivido e os confinamentos que a mesma nos impôs enquanto sociedade, trouxe novos e renovados desafios também às famílias, nomeadamente em contexto de ensino à distância mediado pelas tecnologias. Partindo do reconhecimento de que as realidades familiares são muito diversificadas, propomo-nos refletir sobre a importância (e possibilidades) da organização do espaço e do tempo em família para uma gestão o mais equilibrada possível entre vida familiar e a Escola em casa. Por outro lado, reconhecendo-se as mais-valias de um processo de complementaridade entre a ação das famílias e a ação da Escola no processo educativo das crianças e jovens, propomo-nos refletir também sobre a importância (e possibilidades) de, em contexto familiar, se potenciarem aprendizagens diversificadas e em sentido amplo, recorrendo ao lúdico e a outras estratégias informais."

Nota Biográfica da Formadora: 

Maria de Fátima de Sousa Pereira é licenciada e doutorada em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. É Professora Adjunta na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC), onde coordena a licenciatura em Educação Básica. A sua atividade docente e investigação, no âmbito da formação de professores, incide sobre questões relacionadas com o desenvolvimento e gestão do currículo, avaliação educacional, políticas educativas e curriculares e inovação educacional para a melhoria do ensino e da formação de professores.

Outras sessões da Escola de Pais:

Sessão 4 - Avós e Netos, o Contributo da Criança para um Envelhecimento Saudável

Sessão 3 - O Lugar dos Afetos no Desenvolvimento da Curiosidade e da Motivação

Sessão 2 - Soltem as Crianças! Atividades ao ar livre para as Quatro Estações

Sessão 1 - A nossa Escola em Tempos de Pandemia

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Homenagear a Infância com Luísa Ducla Soares e Daniel Completo

Representações da Liberdade no Clube Leituras ao Desafio

Percursos de Leitura: curso de formação para docentes (15h)