Histórias d'Ajudaris: escrevendo a paz, enraizamos a solidariedade

Este é um dos projetos já bem enraizados no nosso agrupamento. Desde 2013 que as nossas escolas se associam às Histórias d'Ajudaris. Este ano não foi exceção. Os cinco textos que os nossos pequenos autores escreveram em 2022, que tiveram por base a temática da Água, deram origem a belíssimas páginas no volume 2 destas histórias.


Felizes por verem os seus trabalhos em livro, os nossos alunos foram os grandes impulsionadores da venda solidária destas histórias, que rendeu um total de 830 euros, donativo entregue à Ajudaris, que reverte integralmente para apoio às diferentes causas solidárias que a Associação abraça, com foco na luta contra a pobreza junto de crianças e idosos.

Pormenores do texto dos alunos da EB da Gandra,
Abecedário na Água, com ilustração de Bibi Hecher. 

A variedade de textos, em termos de discurso e abordagem ao tema é reveladora do investimento, quer em termos de pesquisa (científica), quer de criatividade: a panóplia compõe-se de narrativas, poemas diversos e até um original abecedário literário.

Excerto do poema Nuvem dá-me água, dos alunos da EB de Ponte de Lima, com ilustração de Isabel Pozo.

Água, um amor fresco foi o texto narrativo criado pelos alunos da EB da Ribeira. Ilustração de Maryam Tahmasebi.

Um dos momentos mais aguardados pelos pequenos autores é a descoberta da ilustração dos seus textos, uma vez que essa informação apenas é revelada quando recebem o livro em mãos. As diferentes técnicas utilizadas pelos diversos ilustradores são também motivo de descoberta e exploração de pormenores no universo da arte de ilustrar. Nos trabalhos desta edição podemos encontrar exemplos que vão da ilustração digital à colagem.

Excerto do poema A Água, da autoria dos alunos da EB de Trovela,
 com ilustração de Joana Dionísio.


Pormenor do texto poético Um mundo melhor, dos alunos da EB da Feitosa e respetiva ilustração, de Andreia Salgueiro.


Cada volume das histórias Ajudaris é enriquecido com um prefácio elaborado por diferentes personalidades que apresentam diferentes pontos de vista sobre o tema em questão. O texto que coube ao volume 2 é um belíssimo hino à água, que encontra forte eco no tema que nos acompanhou ao longo deste ano letivo: descobrindo as raízes.

Excerto do prefácio "Somos Água", da autoria de Eduardo Vera Cruz Pinto e pormenores da capa e contracapa do volume 2.

No ano que agora finda, o agrupamento juntou-se, mais uma vez, a esta iniciativa solidária, vendo aumentado o número de participações. Sob o mote da PAZ, foram seis os textos criados e enviados para a edição 2023: Paz no Mundo (EB António Feijó), A Paz (EB Trovela), Às armas, nunca mais! (EB Ponte de Lima), Carta da Terra para a Paz (EB Gandra), A Paz aos olhos de uma criança (EB Ribeira) e A Paz (EB Feitosa).


Aguardamos, pois, expectantes, notícias sobre os novos livros!

Poderão gostar de conhecer o percurso das nossas histórias Ajudaris. Aqui fica um roteiro:




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Homenagear a Infância com Luísa Ducla Soares e Daniel Completo

Representações da Liberdade no Clube Leituras ao Desafio

Percursos de Leitura: curso de formação para docentes (15h)