Uma primeira etapa bem preenchida: vamos de coração cheio. Feliz Natal!

Ainda há pouco anunciávamos o nosso plano de atividades para o novo ano letivo, e, de repente, já estamos no Natal.

Pormenores de diferentes momentos de atividades de leitura de Natal nos Jardins de Infância de Rebordões Souto e de Ponte de Lima

Embora o tempo tenha passado veloz, foi uma primeira etapa bem preenchida. Formação de utilizadores (numa biblioteca com cara nova: nova sinalética e nova organização, na BE da escola sede), um MIBE bem recheado, com Inácia Cruz e o seu Animário e a Volta de Marco Taylor pelas nossas escolas; novas ofertas Biblioteca à la Carte e novos Desafios BE trouxeram às nossas Bibliotecas muitos alunos, transformando-as naquele lugar onde apetece estar.

Todo o trabalho é planeado em reunião de equipa docente BE (momentos da reunião de setembro 23)

   
Momentos da Formação de Utilizadores com o prof bibliotecário Rui Carvalho e outros momentos na BE da escola sede



Desafios Palavras com Asas em diferentes contextos: participação individual e participação em grupo turma, proporcionando aulas diferentes. 

Diferentes momentos de sessões Biblioteca à la Carte, com destaque para a oficina de escrita Vassouras com História: uma inusitada combinação de Hallowen com livro-objeto.

Este trimestre contou ainda com um curso de formação docente, decorrente da candidatura Leituras com a Biblioteca (RBE). Distribuído por cinco intensas sessões, este curso contou com um elenco de luxo e com a participação de 20 docentes dos diferentes níveis de ensino e de quase todas as escolas do agrupamento, tendo acolhido ainda três docentes de agrupamentos vizinhos. Podemos recordar alguns dos momentos destes Percursos de Leitura, aqui: Sessão 1Sessão 2Sessão 3sessão 4sessão 5

No âmbito da mesma candidatura, e à boleia do Tio Lobo, os Tapetes Narrativos da Susana Corvas passaram dois dias na EB da Feitosa, tendo proporcionado a todas as crianças e alunos a oportunidade de conhecer novas formas de contar histórias e bons pretextos para conversar. Um gatilho que recuperaremos no segundo trimestre para dar continuidade ao projeto Educação Literária e Filosofia para Crianças.

As sessões com Susana Corvas na EB da Feitosa foram desenvolvidas no âmbito da candidatura Leituras com a Biblioteca, Da Cantiga de Roda ao Livro Objeto (RBE)

Este trimestre trouxe-nos ainda a boa notícia de havermos sido apoiados no âmbito da Candidatura BE_Plan24 (RBE), uma ajuda para a renovação do Serviço de Aconselhamento de Leituras (SAL) e para o fazermos chegar à BE da Feitosa. O SAL contou com novas sessões presenciais (de que falamos AQUI e AQUI), mantendo 24/24 o seu atendimento on-line.
Foi ainda no âmbito desta candidatura que iniciamos um projeto novo:  Formação para Assistentes Operacionais.

Depois de uma sessão de formação com todos os docentes da EB da Feitosa, no dia 4 de dezembro iniciamos a formação para pessoal não docente, com um grupo de 10 Assistentes Operacionais.


Agradáveis surpresas como um convite de Colaboração com a Universidade Sénior fizeram também parte deste trimestre. Um momento marcado por um doce brincar, por um profundo aprender e pelo perfume de rabanadas.
De Águeda chegou-nos outra surpresa boa, inspirada por um animal de imaginação criado pelas crianças do JI de R. Souto: um poema inédito da autoria de Conceição Vicente. O que é um Goricavalante

Momentos da sessão dinamizada com os alunos da Universidade Sénior de Ponte de Lima, na BE António Feijó

As nossas voluntárias da Leitura deram início ao seu trabalho, nas escolas da Feitosa e de Rebordões Souto, e as Histórias d'Ajudaris 23 chegaram a todas as escolas, mesmo a tempo de poderem ir parar ao sapatinho. 

Diferentes exposições passaram pelas BE assinalando diferentes comemorações e efemérides. Começamos com o MIBE, à luz do mote 23 - Biblioteca Escolar, o meu lugar preferido para criar e imaginar, passamos pelo dia da Música, da Filosofia, dos Direitos Humanos, e, a crescer até ao final do ano, podemos ver em todas as BE da EPE e 1.º CEB, os trabalhos realizados pelas famílias no âmbito do projeto Livres para Ler, Livros para Ser.

Pormenores de algumas das exposições realizadas: Direitos Humanos, Dia mundial da Música e Feiras Novas

Todas as Bibliotecas Escolares do agrupamento receberam fundo documental novo, no âmbito da candidatura PNL Leitura em Família, o que nos permite continuar a aposta numa das principais marcas identitárias das nossas BE: a Leitura em Família. Para que não faltem ideias aos mediadores, decidimos terminar o ano com um "31 de livros" que pode ser acompanhado nas redes sociais Educação Literária na Família: AQUI e AQUI.

Resta-nos, pois, agradecer a todos os que connosco estiveram e desejar a TODOS os nossos leitores / utilizadores um FELIZ NATAL!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Representações da Liberdade no Clube Leituras ao Desafio

Percursos de Leitura: curso de formação para docentes (15h)

Homenagear a Infância com Luísa Ducla Soares e Daniel Completo